Arcos Olímpicos (Foto: Divulgação)
O Brasil é uma verdadeira potência paralímpica e tem uma história de sucesso que muitos não conhecem.
Como nos Jogos de Tóquio de 2021, por exemplo, enquanto os atletas olímpicos brasileiros trouxeram 21 medalhas para casa, a equipe paralímpica conquistou incríveis 72 medalhas com menos atletas do que os olímpicos.
Mas o que explica essa diferença é que em primeiro lugar, temos a Lei das Loterias, que garante uma parte dos recursos arrecadados pelas loterias para o esporte paralímpico. Mesmo com um orçamento menor do que o esporte olímpico, a boa gestão desses recursos faz toda a diferença.
Um exemplo disso é o Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, que oferece uma estrutura de ponta acessível e com tecnologias de última geração.
Além disso, o Brasil tem um DNA paralímpico, se destacando em várias modalidades adaptadas. A subdivisão das categorias de deficiência, que amplia o número de eventos e chances de medalhas, também é um fator muito importante para esse sucesso. Para você entender melhor: por exemplo, o atletismo possui diversas classes, como para atletas com deficiências visuais, deficiências intelectuais, deficiência dos membros superiores, inferiores, etc.
Agora, para o Brasil continuar crescendo no esporte paralímpico, é essencial dar ainda mais visibilidade para essa área.
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro na capital francesa. Com mais de 4 mil atletas de 184 países estarão em ação em 22 modalidades, espalhados pelo país.
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…
A caminho de Lima, no Peru, para a final da Copa Libertadores da América, um…
Após um período de sete meses afastado por questões de saúde mental, Tite prepara seu…
Atualmente no Sporting Cristal, Felipe Vizeu vive sua primeira experiência no futebol peruano desde agosto.…
A véspera da final da Libertadores de 2025 tem sido marcada por mobilizações dentro e…
Palmeiras e Flamengo se reencontram neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), para a…