Corinthians

Augusto Melo vai deixar o Corinthians?

Grupo de conselheiros protocola pedido de impeachment contra o presidente do Corinthians, Augusto Melo

Um grupo de 90 conselheiros do Corinthians protocolou na tarde desta segunda-feira (26), no Parque São Jorge, um requerimento pedindo a abertura de um processo de impeachment contra o presidente do clube, Augusto Melo.

O documento foi endereçado a Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho Deliberativo do clube, e está fundamentado em artigos do estatuto do Corinthians, da Lei Geral do Esporte e da Lei 9.613/1998.

Os signatários do pedido, que se autodenominam “apartidários,” incluem membros de diversas alas da política alvinegra. Entre eles, destaca-se o ex-presidente do clube, Mário Gobbi, que liderou o Corinthians entre 2012 e 2015. Gobbi comentou sobre a iniciativa, afirmando que o movimento “Reconstrução” é uma ação apartidária que reúne conselheiros independentes com o objetivo de focar no bem maior do clube.

“O Corinthians está no limite. Não suporta mais todo esse desmando, toda essa confusão e falta de gestão. É preciso organizá-lo o quanto antes, seja para o clube parar de sangrar, seja para que nosso time dê a resposta no campo e saia dessa situação no Campeonato Brasileiro que aflige a todos nós,” declarou Gobbi, reforçando a urgência das mudanças.

Entre as razões apontadas no pedido de impeachment estão um suposto caso de má gestão envolvendo a empresa VaideBet e um episódio de desentendimento de Augusto Melo com um torcedor do Cruzeiro, ocorrido em Belo Horizonte, que resultou em uma denúncia na delegacia do estádio do Mineirão.

O grupo de conselheiros também destacou um depoimento de Armando Mendonça, segundo vice-presidente do clube, que relatou uma possível omissão de Augusto Melo no caso da intermediação financeira suspeita.

Caso o processo de impeachment avance, Augusto Melo terá a oportunidade de se defender das acusações. A decisão final sobre sua permanência no cargo dependerá de uma votação em sessão extraordinária do plenário do Conselho Deliberativo. Mesmo que o Conselho aprove o impeachment, a destituição do presidente precisa ser ratificada pelos sócios do clube.

O presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Jr., tem cinco dias para encaminhar o requerimento à Comissão de Ética do Corinthians, que será responsável por dar andamento ao processo. A reportagem tentou entrar em contato com Augusto Melo para comentar o pedido de impeachment, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Palpites Brasil x Haiti: Odds, Estatísticas e Dicas de Aposta na Copa do Mundo 2026

A Seleção Brasileira entra em campo contra o Haiti no Philadelphia Stadium, no dia 19…

3 horas ago

Escolhas Digitais na Era Moderna: Confiança, Design e Usabilidade

A Importância da Confiança nas Decisões Online Na era digital, a confiança se tornou um…

2 dias ago

Palpite, Odds e Análise: Flamengo X Palmeiras no Brasileirão

O topo da tabela está em jogo quando o Flamengo recebe o Palmeiras no Maracanã,…

4 semanas ago

Flamengo X Estudiantes: Odds, Palpites e Análise para a CONMEBOL Libertadores

A fase de grupos da CONMEBOL Libertadores pega fogo com o Flamengo recebendo o Estudiantes…

1 mês ago

Fluminense x Club Bolivar: Palpites, Odds e Análise Pela Libertadores

A fase de grupos da CONMEBOL Libertadores ferve no dia 19 de maio de 2026,…

1 mês ago

A Influência da Cultura Digital no Futebol Moderno

A Transformação da Experiência dos Torcedores Nos últimos anos, a cultura digital transformou diversos aspectos…

1 mês ago