Foto: Reprodução/FlaTV
O Flamengo eliminou o Bolívar, no dia 22, nas oitavas de final da Libertadores, em La Paz, em uma altitude de mais de 3.600 metros. Por conta das complicações decorrentes da altitude, o técnico Tite acabou sofrendo uma arritmia cardíaca logo após o jogo, mas na chegada ao Rio, teve o quadro de fibrilação atrial revertido por medicamentos, sem a necessidade de procedimento cirúrgico.
No entanto, os médicos recomendaram ao técnico, 48 horas de repouso, o que acabou tirando o comandante do confronto diante do Bragantino, no último domingo (25), no Maracanã, pelo último jogo do Flamengo no Brasileirão.
Porém, na coletiva de imprensa após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova, na última quarta (28), o técnico Tite fez duras críticas à Conmebol, alertando para os riscos de jogar na altitude:
“Dá para escrever um capitulo de livro. Pelo lado humano, o que cada um passa. Senti do doutor a responsabilidade, os cuidados. O doutor queria saber o porquê e ficava perto o tempo todo (na viagem de volta para o Rio de Janeiro). Meu filho eu pedia para ficar na frente, ele queria ficar atrás, senti o cuidado deles. Tomara que as pessoas deem ouvido à ciência, ela está aí para que a gente possa usufruir dela. Jogar em La Paz é muito difícil. Não vou usar o termo desumano, mas traz uma série de problemas muito fortes. Se não derem um intervalo, parar no primeiro tempo e no segundo tempo, vai dar problema. Deu comigo, vai dar mais sério”, afirmou Tite.
Para Tite, é um absurdo a Conmebol obrigar os times a chegarem um dia antes, visto que todos os médicos sabem que a partir de 6 a 8 horas, alguns sintomas decorrentes da altitude começam a surgir.
Assim, o treinador criticou o fato do clube ter sido multado por ter chegado na hora do jogo, como estratégia para amenizar os efeitos da condição climática extrema.
De acordo com o site “GE”, nesta quinta (29), após as críticas, o técnico Tite foi denunciado pela Conmebol nos artigos 11.1 e 11.2 nos incisos b) e f) do Código Disciplinar da entidade.
No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…
Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…
A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…
Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…
Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…