Fifa está testando nova modalidade do VAR (Foto: Divulgação)
É correto falar que, nos dias atuais, o VAR é muito polêmico no Brasil. Afinal, mesmo com a tecnologia sendo bem vista por muitos, existem muitas coisas a melhorar em sua utilização no futebol daqui.
Quando ele chegou no Brasil, havia um entendimento: “Agora é o fim dos erros de arbitragem por aqui”. Doce ilusão! Hoje, os árbitros presentes na cabine do VAR frequentemente erram, mesmo com as imagens.
O entendimento é que a tecnologia que a CBF disponibiliza não é a ideal. Abel Ferreira, do Palmeiras, por exemplo, reclamou recentemente disso e acabou dividindo muitos a respeito disso.
Além disso, há uma demora muito grande nas conferências, entre o árbitro principal e a cabine do VAR. Esse período, beira o absurdo e deixa os jogadores, torcedores e todos os envolvidos à mercê da decisão em questão, com o jogo esfriando totalmente, seja em um gol, em uma expulsão ou em um pênalti.
Com isso, há conferências que chegaram a levar 10 minutos para ter sua decisão sacramentada. Tudo por conta das conversas entre os árbitros envolvidos nas partidas do futebol brasileiro.
Aliás, foi relembrado por um internauta o saudoso “tira-teima” da Rede Globo, que sempre analisou os lances polêmicos do futebol brasileiro. Com isso, uma imagem de um jogo do Palmeiras no ano de 2011 foi recordada.
A opinião geral é que a tecnologia usada pela emissora carioca era melhor que o próprio VAR dos dias atuais. Um comentário em questão foi que “Se o (John) Textor ver isso aqui, ele fica maluco”. A referência é por conta de todas as denúncias recentes proferidas pelo dono da SAF do Botafogo.
No fim, muitos ainda são favoráveis à tecnologia. No entanto, um sentimento é muito claro: existem muitos problemas que precisam ser resolvidos. Apenas após isso, ela poderá um dia contar com aprovação completa.
O Botafogo recebe o Independiente Petrolero em um confronto crucial pelo Grupo E da CONMEBOL…
O clima de decisão toma conta do Parc des Princes no dia 28 de abril,…
A bola rola no dia 25 de abril, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio…
Regulamentada e seguindo todas as normas necessárias, a MC Games tem se consolidado como uma…
A Play, a mais recente marca do C3B Gaming Group, estreou em 2025 com a…
O Flamengo recebe o Vitória pelo primeiro jogo da 5ª fase da Copa do Brasil.…