Botafogo

A declaração de Danilo Lavieri sobre o ‘doping financeiro’ do Botafogo

Surgiu um novo termo no futebol, o “doping financeiro”, que tem sido usado para criticar o time do Botafogo. O jornalista Danilo Lavieri acredita que tanto o clube carioca quanto o Corinthians estão praticando esse “doping financeiro” no futebol brasileiro na temporada de 2024.

Danilo Lavieri também considera que o Botafogo pode mudar de prateleira na tabela com os reforços que contratou na atual janela, mas ressalta que o investimento é de John Textor.

“Para mim, o Botafogo pode mudar de patamar. Gera pressão na torcida, mas não dá para os clubes se comportarem como o Botafogo. Ouso dizer aqui que não dá nem para o Botafogo se comportar como o Botafogo está se comportando, se consideramos apenas faturamento e caixa do Botafogo, considerando que Textor é dono de holding, que tem vários clubes. Considerando apenas o Botafogo, o tamanho da grana, essas contratações não deveriam caber. Mas não temos fair play financeiro, então não há irregularidade, ilegalidade”, disse Danilo Lavieri.

“Textor está agindo dentro do que a lei brasileira permite, o que não seria permitido na França ou na Inglaterra. Tirando essa questão, que para mim é polêmica e vai prejudicar o futebol brasileiro no futuro, o fato é que o Botafogo foi o que contratou melhor, puxa a fila e impressiona o torcedor”, acrescentou o jornalista.

Para ele, o nível que rolou de investimento do Botafogo nesta última janela do ano, vai ser prejudicial para os times Flamengo e Palmeiras.

“Imagina você, torcedor flamenguista, vê o Viña machucado, Ayrton Lucas de repente com uma lesão muscular, contrata Alex Sandro. Com certeza isso pressiona. O que não pode acontecer é normalizar esse tipo de situação. Imagina em janela aberta, o Flamengo perde alguém, com contas comprometidas, não pode perder a estabilidade e a tranquilidade financeira que demorou um tempo para alcançar para tentar acompanhar o Botafogo, assim como o Palmeiras não pode fazer, assim como o Corinthians não deveria fazer. Sabemos que o Corinthians é caso bem à parte, não paga nada e continua contratando. Não adianta falar em fair play financeiro, mas em doping financeiro, como diz o Juca Kfouri”, completou.

“O Corinthians tem doping financeiro diferente, não paga e continua contratando, não deixa nada em dia. É como ter concorrente da sua loja que não paga imposto, não paga fornecedores, continua vendendo, às vezes faz preço até melhor que o seu e está tirando seu cliente. No caso do Botafogo, é doping financeiro diferente, um saco sem fundo de dinheiro, que o Textor continua injetando, mesmo que não seja compatível com as receitas do Botafogo. Temos que ver a longo prazo o efeito. Afinal, o Textor é dono, não é clube associativo, que se ficar muito mal continua ali com torcedores e sede social. Textor é dono, pode chegar e falar “todo mundo vai embora””, disse.

“Temos que aguardar. Urge, com as SAFs, não só do Botafogo, uma regulamentação financeira. Não adianta ficarmos batendo se os clubes não se unirem e colocarem isso no papel”, cobrou Danilo Lavieri.

Emilly Lima

Recent Posts

Bruno Henrique é punido pela Conmebol

A Comissão Disciplinar da Conmebol puniu Bruno Henrique, do Flamengo, após julgamento nesta segunda-feira (13…

5 horas ago

A declaração de Jorginho, do Flamengo, envolvendo Cristiano Ronaldo e Messi

Nesta segunda-feira (13 de outubro), Jorginho, meio-campista do Flamengo, concedeu entrevista ao portal UOL e…

6 horas ago

Cria do Flamengo vira herói com gol em noite histórica

O Náutico garantiu o acesso à Série B de 2026 ao vencer o Brusque por…

7 horas ago

Disputa entre Flamengo e LIBRA ganha mais um personagem; entenda

O TJ do Rio aceitou a Fenapaf como parte interessada no processo entre Flamengo e…

7 horas ago

Atitude de Wallace Yan, futuro do Maracanã e crias do Ninho brilham na Europa: as últimas notícias do Flamengo

Principais do dia: o Flamengo intensificou o suporte psicológico ao jovem Wallace Yan após a…

7 horas ago

Jorginho, do Flamengo, é sincero sobre a arbitragem brasileira

Após quase duas décadas na Europa, Jorginho vive a readaptação ao Brasil no Flamengo. Em…

7 horas ago