Elenco do São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)
O São Paulo entrará com uma ação no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nos próximos dias para tentar anular a partida contra o Fluminense, ocorrida há uma semana. O clube paulista contesta o primeiro gol do Fluminense, marcado por Kauã Elias, alegando que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro de direito ao validar o lance. A diretoria tricolor considera que a jogada deveria ter sido anulada, após a divulgação das imagens do VAR.
O lance polêmico teve início em uma disputa de bola entre Calleri e Thiago Santos, no meio de campo, ainda no primeiro tempo. O árbitro sinalizou falta de Calleri, mas aplicou a vantagem, pois a bola ficou com o zagueiro Thiago Silva. Porém, Thiago Silva, acreditando que a falta havia sido marcada, parou o jogo, colocou a mão na bola e, em seguida, reiniciou a jogada, resultando no gol de Kauã Elias.
As imagens do VAR, divulgadas na sexta-feira, revelam que o árbitro Zanovelli se contradisse ao revisar o lance. Inicialmente, ele afirma ao VAR que deu vantagem, mas ao rever a jogada no monitor, muda sua interpretação.
“Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)?”, afirmou Zanovelli antes de se afastar do monitor.
O São Paulo entende que, ao dar a vantagem no primeiro lance, Zanovelli deveria ter marcado a falta de Thiago Silva por colocar a mão na bola, o que invalidaria o gol. O clube já havia protestado anteriormente enviando um ofício à CBF e, posteriormente, em uma reunião entre o presidente Julio Casares e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Com a divulgação do vídeo, os dirigentes do São Paulo decidiram recorrer ao STJD, mesmo cientes das dificuldades de anulação de uma partida. Segundo o artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), é possível anular um jogo em que o árbitro tenha deixado de aplicar as regras do futebol. Contudo, o próprio código busca preservar a integridade dos torneios, o que torna decisões como essa raras.
No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…
Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…
A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…
Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…
Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…