Torcida do Botafogo no jogo contra o Palmeiras pela Libertadores - Foto: Botafogo/Flickr
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, nesta quinta-feira (12), manter a multa de R$ 80 mil imposta ao Botafogo após o incidente envolvendo bonecos enforcados com os rostos do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da presidente do Palmeiras, Leila Pereira. O episódio aconteceu horas antes do confronto entre Botafogo e Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, no setor destinado aos visitantes.
O clube foi denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da responsabilidade por não prevenir ou reprimir desordens em eventos esportivos. Embora a denúncia também pudesse acarretar uma punição de perda de mando de campo de uma a dez partidas, a sanção foi restrita à multa financeira.
O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação, levantando discussões sobre a segurança e o controle nas áreas de desporto.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro rapidamente identificou o responsável pelo ato. O torcedor, membro de uma das principais torcidas organizadas do Botafogo, foi identificado e o caso foi encaminhado ao Ministério Público. A PM pediu o banimento do torcedor dos estádios, buscando uma medida cível para evitar a reincidência de episódios semelhantes.
O Botafogo, apesar de não sofrer perda de mando de campo, precisa arcar com o impacto financeiro da multa e manter o controle de seus torcedores para evitar futuras penalidades. O clube, que lidera o Brasileirão 2023, busca seguir focado em sua campanha, enquanto lida com as consequências desse incidente fora de campo.
O STJD e a PM seguem reforçando a importância de medidas de segurança rigorosas em eventos esportivos, alertando para a necessidade de conscientização das torcidas organizadas, que frequentemente se envolvem em episódios de violência ou desordem nos estádios.
Palmeiras e Fortaleza se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Brasil em um…
O Santos se prepara para enfrentar o Remo em um confronto decisivo e de alta…
A tensão do mata-mata toma conta das oitavas de final da Copa do Brasil de…
O clássico carioca ganha mais um capítulo de peso no dia 1º de agosto de…
No dia 30 de julho, às 21h30 (horário de Brasília), o Coritiba recebe o Cruzeiro…
A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2026 reserva um confronto direto entre…