Tite em entrevista coletiva do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Na última quinta-feira (12), o Flamengo garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Brasil ao vencer o Bahia novamente por 1 a 0, com um gol de Arrascaeta após uma boa arrancada e passe de Bruno Henrique. Com essa vitória, o Mais Querido se prepara para enfrentar o Corinthians, que eliminou o Juventude na competição.
Na coletiva de imprensa após a classificação, o técnico Tite fez questão de agradecer aos torcedores rubro-negros que compareceram em peso ao Maracanã. Ele também aproveitou a oportunidade para explicar o esquema tático utilizado pela equipe. Tite destacou a importância da confiança e do sistema de jogo, explicando que a equipe às vezes precisa tocar a bola para os lados e para trás para desgastar o adversário antes de atacar:
“Vai pesar a confiança, vai pesar o sistema, a coordenação dos movimentos, ter os atletas disponíveis, um conjunto da aula, um momento de cada um que cada um tiver. Obrigado de novo, torcedor. Tem alguns momentos que a gente tem que ficar com a bola, e às vezes tocando um pouquinho de lado. Entenda um pouquinho essa bola, e pra gente chegar na frente, às vezes a gente tem que tocar atrás, pro lado, pra goleiro, pra inverter, para desgastar também o adversário, para depois atacar. Se a gente imaginar um pouquinho, o basquete, ele te traça”, disse Tite.
O treinador ressaltou ainda que o toque de bola para os lados e para trás é uma estratégia para desgastar o adversário antes de tentar uma jogada ofensiva. Ele explicou que a equipe adota essa abordagem para equilibrar o jogo e criar melhores oportunidades de ataque:
“Estou falando em termos táticos, você me proporcionou essa possibilidade, então eu falo porque a minha vida toda eu lutei contra a ignorância. A minha própria. Então agora eu vou continuar falando para dar aquelas pessoas que possam ter a compreensão tática, quando a gente joga um pouquinho para o lado, um pouquinho para o outro, não é que a gente não quer atacar, a gente quer desgastar o adversário para depois agredir, pra depois atacar, né? Então que ele (torcedor) compreenda, às vezes, esse movimento que a gente tem de posse de bola, para depois atacar. Mas inserir isso tudo pra dizer também, nesse aspecto de equilíbrio, ele vai pesar nesses confrontos”, finalizou o técnico.
Após a eliminação do Bahia, o Flamengo enfrentará o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, com os jogos marcados entre os dias 2 e 17 de outubro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda precisa definir o mando de campo e os horários das partidas.
Além disso, o elenco rubro-negro vira a chave para o Campeonato Brasileiro, pois enfrentará o Vasco no próximo domingo (15), pela 26ª rodada. A partida está marcada para as 18h30, horário de Brasília, com transmissão do canal Premiere, via pay-per-view.
Carlo Ancelotti planeja ampliar os testes com jogadores do Brasileirão na próxima Data Fifa, em…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), o tom provocativo adotado pelas redes sociais do Flamengo gerou…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), Pedro segue à espera da valorização prometida pela diretoria do…
Tite decidiu que voltará a trabalhar a partir de janeiro de 2026, segundo a ESPN.…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), o Vasco publicou uma nota para rebater Luiz Eduardo Baptista,…
A disputa entre Flamengo, Palmeiras e São Paulo pela divisão de receitas da Libra ganhou…