Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense
O Atlético entra em campo nesta quarta-feira (18), às 19h, para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. O Galo busca um bom resultado fora de casa para garantir vantagem no confronto de volta, marcado para a próxima semana, no Mineirão. A equipe mineira chega embalada após eliminar o San Lorenzo-ARG nas oitavas, enquanto o Tricolor Carioca passou pelo Grêmio nos pênaltis.
O Fluminense, atual campeão da Libertadores, passou por uma fase difícil em 2024, o que resultou na demissão de Fernando Diniz. Com a chegada de Mano Menezes, o time reagiu e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão, mas ainda ocupa a 16ª colocação, com 27 pontos. Na última rodada, o Tricolor foi derrotado por 2 a 1 pelo Juventude, no Alfredo Jaconi.
Do lado do Atlético, o time de Gabriel Milito também vem de derrota no Brasileirão, perdendo por 3 a 0 para o Bahia na Arena Fonte Nova. No entanto, o Galo segue forte nos mata-matas, tendo garantido sua vaga nas semifinais da Copa do Brasil após eliminar o São Paulo. O clube mineiro foi o segundo melhor da fase de grupos da Libertadores, com 15 pontos, e aposta em sua solidez defensiva para avançar às semifinais.
O retrospecto entre as equipes em competições de mata-mata é amplamente favorável ao Atlético, que eliminou o Fluminense nos quatro confrontos anteriores em torneios como a Copa Conmebol e Copa do Brasil. Porém, o Galo só venceu uma das últimas dez partidas disputadas no Rio de Janeiro contra o Tricolor.
Além da busca pela vaga nas semifinais, o aspecto financeiro também é relevante. O clube que se classificar garantirá uma premiação de R$ 11,6 milhões e terá a chance de lucrar ainda mais com bilheteria nos jogos decisivos.
O duelo entre Fluminense e Atlético terá transmissão exclusiva no streaming da Paramount+.
O técnico Mano Menezes deve manter a base da equipe que perdeu para o Juventude no fim de semana. Os desfalques confirmados são o zagueiro Ignácio, que passou por uma artroscopia no joelho, e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, também lesionado. A expectativa é que Thiago Santos siga como titular na zaga ao lado de Thiago Silva.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Marcelo; Facundo Bernal, Martinelli, Ganso e Jhon Arias; Kauã Elias e Kevin Serna.
Gabriel Milito deve promover o retorno de quatro titulares poupados contra o Bahia: Junior Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco e Paulinho. O principal desfalque é Renzo Saravia, que sofreu uma lesão muscular. Para substituí-lo, Mariano e Lyanco são os mais cotados. A dúvida na equipe fica por conta do substituto de Otávio, que se recupera de luxação no ombro. Fausto Vera ou Battaglia podem ocupar a posição, com Bruno Fuchs aparecendo como alternativa na zaga.
Provável escalação: Everson; Mariano (Lyanco ou Fuchs), Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Battaglia), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk.
A disputa entre Flamengo, Palmeiras e São Paulo pela divisão de receitas da Libra ganhou…
Em entrevista ao programa El Larguero, da Cadena SER, Saúl Ñíguez, meia do Flamengo revelado…
Em meio ao impasse judicial entre Flamengo e Libra sobre o repasse de R$ 77…
Agora, o Flamengo entra nas semanas mais críticas de 2025, com Botafogo e Palmeiras no…
O CIES Football Observatory divulgou nesta quarta-feira (15 de outubro) um estudo sobre zagueiros no…
Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (15 de outubro), às 19h30 (horário de Brasília),…