F1

Tricampeão mundial de F1 é punido por falar palavrão em coletiva

Verstappen é punido com serviços comunitários por xingamentos durante coletiva no GP de Singapura

Max Verstappen foi investigado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após utilizar palavrões durante a coletiva de imprensa do GP de Singapura. O tricampeão da Fórmula 1 fez declarações fortes sobre os problemas que enfrentou no carro, o que resultou em uma punição que envolve a prestação de serviços comunitários.

A fala foi considerada uma violação do artigo 12.2.1.k do Código Internacional Esportivo da FIA, que condena qualquer comportamento inadequado nas transmissões públicas.

Em resposta à pergunta sobre a diferença de desempenho entre ele e seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, durante o GP do Azerbaijão, Verstappen não mediu palavras:

“Assim que cheguei à classificação (no sábado), sabia que o carro estava f… Sim, eu tentei otimizar o carro o tempo todo, mas não deu certo. Então, eu sabia que estava preso a ele. Na corrida, ele não estava com o ajuste correto, então você fica preso atrás de dois carros no meio da corrida, acaba com seus pneus. Basicamente, tudo deu errado desde a classificação porque as regras não permitem que você mude nada no carro. Você está preso a ele”, disse.

Os comissários concluíram que “a linguagem usada por Verstappen foi inadequada para o público das transmissões e não cumpriu os padrões esperados.” Embora o piloto tenha explicado que “o uso dessa palavra é comum em seu vocabulário, por ter aprendido assim ao falar inglês”, os comissários reforçaram a necessidade de atletas de alto nível serem cuidadosos ao falar em público. O piloto pediu desculpas pelo ocorrido, mas a FIA decidiu aplicar a punição.

O incidente ocorre um dia após o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, anunciar sua intenção de “limitar ainda mais o uso de palavrões nas comunicações transmitidas entre pilotos e equipes.” A polêmica se intensificou quando Verstappen criticou a posição da FIA:

“Vão xingar de qualquer forma. Se não for nesta sala, talvez em outro lugar. Todo mundo fala palavrão. Claro que o insulto é outra coisa. Mas atualmente muitas coisas são transmitidas, ao passo que em outros esportes não se anda por aí com um microfone ligado a você. Aqui as coisas são transmitidas. Quero dizer, se você não divulgar, ninguém saberá. Isso ajudará muito mais do que proibir os pilotos. O carro não estava funcionando, o carro estava f… sim. Desculpe-me pela linguagem, mas vamos lá, o que somos nós, crianças de cinco, seis anos? Mesmo que uma criança esteja assistindo, ela acabará falando palavrão, mesmo que seus pais não o façam ou não permitam. Quando crescerem, andarão por aí com seus amigos e estarão falando palavrões. Isso não vai mudar nada,” afirmou.

A punição aplicada a Verstappen não é inédita. Em 2019, ele também cumpriu serviços comunitários após empurrar Esteban Ocon durante uma discussão no GP do Brasil, em 2018.

Lucas Barros

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

2 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

2 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

2 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

2 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

2 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

3 horas ago