Foto: @vascodagama / Leandro Amorim / RD1
O Vasco foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, um episódio controverso se destacou na segunda metade do jogo. O atacante Emerson Rodríguez fez um cruzamento e a bola atingiu a mão de Vanderlan. Após a revisão no VAR, o árbitro Rafael Rodrigo Klein decidiu não marcar pênalti, o que provocou a indignação de Marcelo Sant’Anna, diretor de futebol do clube carioca.
– O Vasco vem, mais uma vez, se posicionar com relação à falta de critério da arbitragem na Série A do Brasileiro. Ali por volta dos 20 minutos do segundo tempo, tem um lance onde o árbitro sinaliza mão do atleta do Palmeiras, sinaliza com convicção. Veja que o lance era de posse de bola do Vasco e ele determinou que foi mão e aí durante o momento em que ele está montando a barreira, para ele conferir provavelmente a posição da bola, porque a mão não teria sido fora da área, a mão teria sido dentro da área. Aí o que acontece, fato número 1, foi mão. O árbitro confirma que foi mão. O momento presente do jogo, onde ele determina a falta, quando ele vai ao VAR ele determina que foi mão. A imagem é clara, mostra que a mão é dentro da área. E aí para mudar o pênalti, ele resolve mudar o critério de interpretação. E diz que a mão vira um movimento natural ,criticou Sant´Anna.
Segundo o dirigente, a arbitragem carece de critério, uma vez que houve alteração na decisão do juiz após a consulta ao VAR. Ele também declarou que o clube pretende fazer uma reclamação oficial à CBF durante as reuniões sobre a arbitragem do Campeonato Brasileiro.
– Então se ele tivesse alguma dúvida na origem, ele não precisava ter marcado a falta. Ele poderia ter deixado o lance seguir, quando o jogo paralisasse, ele poderia ter o recurso do VAR.Então a gente questiona aqui, mais uma vez, os critérios que têm norteado a arbitragem dentro do Brasileiro da Série A. Para não tratar de questões subjetivas, quando tem uma falta, dá a sequência para marcar impedimento, quando se picota o jogo… A gente está falando de uma situação objetiva. O VAR chamou o árbitro porque o lance foi dentro da área, o árbitro confirma que teve o toque na mão, confirma que foi dentro da área e ele resolve mudar a interpretação para não dar um pênalti para o Vasco da Gama, disse o diretor de futebol vascaíno.
– Como se fosse um crime dar um pênalti para o Vasco por que o Palmeiras está disputando a liderança do Brasileiro com o Botafogo. Então fica aí mais uma vez o repúdio do Vasco. E agora que a gente já aprendeu que tem que oficiar, nós vamos oficiar a Comissão de Arbitragem da CBF, e vamos ver da reunião de segunda-feira que agora criaram, no início da tarde, qual vai ser a justificativa. Porque, provavelmente, mais uma vez vão apelar para o lado subjetivo, porque na parte objetiva, de que foi mão e foi dentro da área, nem o próprio árbitro do jogo questiona.
Com esse resultado, o Cruz-Maltino permaneceu com 35 pontos e caiu para a 10ª posição. Sendo assim, na próxima rodada, os jogadores sob a direção do técnico Rafael Paiva enfrentarão o Cruzeiro no Mineirão, no dia 29 (domingo), às 18h30 (horário de Brasília).
O Choque-Rei no Morumbis, neste domingo (05 de outubro), pela 27ª rodada do Brasileirão, ganhou…
O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro na quinta-feira (02 de outubro).…
Recém-chegado à Roma, Wesley tem consolidado sua presença na equipe italiana com atuações consistentes e…
O Flamengo vive maratona de jogos e promove mudanças na equipe, mas dois atacantes seguem…
Em meio à maratona de jogos do Flamengo, três nomes acumulam longo período sem atuar…
A Data Fifa de outubro afeta o calendário do Flamengo às vésperas da partida com…