Flamengo

Ex-zagueiro do Flamengo revela bastidores entre Rodrigo Caio e Jorge Jesus

O Flamengo de Jorge Jesus foi um verdadeiro colosso e praticou um futebol que encantou a todos no ano de 2019. As excelentes atuações do Rubro-Negro ficaram marcadas na história, e a equipe do Mister é utilizada em diversas comparações até hoje. Os feitos, no entanto, não impediram que brigas entre jogadores e técnico acontecessem, e o zagueiro Léo Duarte, cria do Mengo, contou alguns bastidores da época.

Formado nas categorias de base do Flamengo, Léo Duare fez parte do elenco multicampeão do Mengão. Em entrevista à ESPN, o defensor relembrou a passagem do português e compartilhou um bastidor envolvendo ele, Jorge Jesus e Rodrigo Caio, que também era zagueiro do Fla na época.

Eu lembro que assim que ele chegou, teve um treino que era ataque titular contra a defesa titular. A zaga era Rodrigo Caio e eu, e o ataque era Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro. Eu e Rodrigo Caio estávamos bem no treino, e em dez bolas, a gente recuperou sete ou oito. Até que a única que a gente não conseguiu pegar, o Bruno Henrique fez o gol. Aí, o Jorge Jesus gritou: ‘os meus centrais (zagueiros) não pegam ninguém’. Olhei para o Rodrigo Caio, ele meio nervoso -, contou o zagueiro.

Léo Duarte compartilhou a história e fez questão de ressaltar que, depois, o elenco entendeu que as ‘broncas’ faziam parte do jeito de Jorge Jesus, que sempre buscava a perfeição.

A gente viu que era o jeito dele. Era para ‘cutucar’ porque ele queria a perfeição. Então mesmo a gente estando bem, a gente perdeu uma bola e para ele não valia de nada, tinha que ganhar todas -, pontuou.

Carreira de Léo Duarte

Revelado pelo Flamengo, Léo Duarte foi destaque das categorias de base e ganhou alguns títulos, entre eles, a Copinha de 2016, maior torneio de base do Brasil. Na época, o zagueiro foi o capitão da equipe e levantou o troféu de campeão.

No mesmo ano, o zagueiro foi promovido ao time principal, e pela equipe profissional do Flamengo, conquistou seis títulos. Entre eles, a Taça Rio, o Brasileirão e a Libertadores de 2019. Ainda em 2019, Léo Duarte foi vendido para o Milan por cerca de 11 milhões de euros, cerca de R$ 46 milhões na cotação da época. A negociação do zagueiro, inclusive, é a oitava maior venda da história do Rubro-Negro.

Léo Duarte ficou no Milan até janeiro de 2021, quando foi emprestado ao Instambul Başakşehir, seu atual clube. O contrato tinha opção de compra, que foi exercida em julho de 2022. O zagueiro assinou com a equipe turca por quatro anos.

Léo Duarte e Gabigol durante treinamento na Gávea (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Paula Mattos

Recent Posts

Brasil vence o El Salvador em estreia na Copa do Mundo de Futebol de Areia

A seleção brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol de Areia de…

5 horas ago

A declaração de Rwan Cruz após primeiro gol pelo Botafogo

O atacante Rwan Cruz celebrou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo como um…

5 horas ago

Elano Blumer volta ao futebol com cargo importante; veja

O Guarani anunciou oficialmente a contratação de Elano Blumer para o cargo de coordenador técnico.…

5 horas ago

A declaração de Felipe Melo direcionada a Patrick de Paula, do Botafogo

O volante Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, foi alvo de elogios por parte de…

5 horas ago

Imprensa espanhola elogia Raphinha, do Barcelona

O confronto entre Barcelona e Inter de Milão, válido pela ida da semifinal da Champions…

5 horas ago

Manchester City: Guardiola atualiza situação de Rodri

O retorno de Rodri aos treinamentos do Manchester City representa um avanço importante após meses…

5 horas ago