Flamengo

A probabilidade do Flamengo ser campeão do Brasileirão

O Flamengo venceu o Bahia por 2 a 0, no último sábado (05), na Arena Fonte Nova e segue vivo na disputa pelo título do Brasileirão, com 51 pontos, na quarta colocação. Embora a distância para o líder Botafogo permaneça em nove pontos, o Mengão ainda tem um jogo a menos e a chance de encurtar essa diferença para seis.

Com a vitória, veja a probabilidade do Flamengo ser campeão

O Flamengo começou a rodada com apenas 1% de chances de título, de acordo com o InfoBola. No entanto, após o triunfo sobre o Bahia, esse número subiu para 3%. Apesar de parecer uma pequena mudança, cada ponto conquistado é fundamental na reta final. Por que isso é relevante? Porque se o Mengão vencer o jogo atrasado contra o Internacional, ficará apenas seis pontos atrás do Botafogo. Veja a pontuação dos quatro primeiros colocados:

  • 1º Botafogo – 60
  • 2º Palmeiras – 57
  • 3º Fortaleza – 55
  • 4º Flamengo – 51

Com isso, o cenário muda completamente, já que ainda restam dez rodadas para o fim do Brasileirão. Cabe ressaltar que as chances de título podem parecer pequenas, mas o futebol, muitas vezes, surpreende. A tabela da UFMG, outra referência importante, aponta 2,6% de chances de título para o Flamengo, números muito próximos aos do InfoBola. Confira as chances de título dos times do G4:

  • 1º Botafogo – 68%
  • 2º Palmeiras – 23%
  • 3º Fortaleza – 6%
  • 4º Flamengo – 3%

Flamengo aumenta chances de classificação na Libertadores

Se a briga pelo título ainda é incerta, a classificação para a Libertadores parece bem encaminhada. O Flamengo é o atual quarto colocado no Brasileirão, com 74% de chances de garantir uma vaga no G4, segundo os matemáticos. Isso porque além de estar bem posicionado, o Mengão também está na semifinal da Copa do Brasil, o que lhe dá mais uma oportunidade de classificação direta para a fase de grupos da competição continental.

Dessa maneira, sendo assim, é praticamente certo que o Flamengo esteja na próxima edição da Libertadores, o que manteria seu recorde de participações consecutivas. Veja as chances de classificação para a Libertadores dos quatro primeiros times:

  • 1º Botafogo – 99%
  • 2º Palmeiras – 98%
  • 3º Fortaleza – 89%
  • 4º Flamengo – 74%

PVC recoloca o Flamengo na briga

O jornalista Paulo Vinícius Coelho (PVC) analisou o cenário atual e recolocou o Flamengo como um candidato real ao título, porque acredita que as boas atuações com Filipe Luís são determinantes. Para ele, a distância de nove pontos para o líder é relevante, mas o Flamengo ainda tem um jogo a menos e pode reduzir a desvantagem. Por isso, o Rubro-Negro segue vivo na disputa:

“A grande novidade trazida pelos jogos de sábado é recolocar o Flamengo como candidato ao título. Primeiro, porque jogou bem as duas partidas sob o comando de Filipe Luís. Segundo, porque tem nove pontos a menos, mas também um jogo a menos do que o Botafogo. Por pontos perdidos, está seis reais atrás do líder e só três atrás do Palmeiras”, disse PVC.

Desse jeito, a expectativa é que o Flamengo continue brigando até o fim do campeonato, seja pelo título ou por uma vaga na Libertadores.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Todos os detalhes sobre o retorno de Reinier ao futebol brasileiro

O Atlético-MG está próximo de oficializar a contratação de Reinier, meia de 23 anos que…

9 horas ago

Veja o que disse Emerson Royal sobre empate do Flamengo com o Ceará

O Flamengo não conseguiu manter a vantagem construída ainda no primeiro tempo e acabou empatando…

10 horas ago

Flamengo atualiza situação de Arrascaeta

O Flamengo ainda não sabe se poderá contar com De Arrascaeta no jogo decisivo diante…

10 horas ago

Eduardo Bandeira, ex-Flamengo, é sincero ao falar sobre o Corinthians

A recente declaração do presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, que expressou…

11 horas ago

Veja o que disse o lateral Alex Sandro sobre Ceará x Flamengo

O duelo entre Ceará e Flamengo, válido pela 18ª rodada do Brasileirão, terminou empatado por…

11 horas ago

O Flamengo consegue furar a defesa do Atlético‑MG e chegar aos quartos de final da Taça do Brasil?

O Flamengo entra em campo com uma missão clara: quebrar o bloqueio defensivo do Atlético-MG…

16 horas ago