River Plate

Campeonato Argentino não terá rebaixamento, veja as regras

Campeonato em 2025 terá mudanças

A Argentina está prestes a mudar novamente o formato de seu campeonato. Em 2024, nenhuma equipe será rebaixada, com o objetivo de aumentar o número de times na edição de 2025 de 28 para 30. O campeonato voltará a adotar o modelo “Apertura e Clausura”, que esteve em vigor até 2012. O campeão será decidido em um mata-mata após disputa na fase de grupos.

Na reunião realizada na última quinta-feira (17), que resultou na reeleição de Claudio Tapia como presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), foi anunciado que não haverá rebaixamento no Campeonato Argentino de 2024. Atualmente, a competição conta com 28 equipes, mas passará para 30 clubes na próxima temporada.

Esse será o retorno do formato “Apertura” (no primeiro semestre) e “Clausura” (no segundo semestre), que foi utilizado entre os anos de 1991 e 2012 (e, até 2014, um modelo similar com outro nome). As equipes serão divididas em dois grupos de 15.

O campeão de cada torneio será decidido em um mata-mata. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para as quartas de final, enquanto os times que terminarem do terceiro ao sexto lugar terão que disputar as oitavas de final.

Entenda o novo modelo do Campeonato Argentino:

  • Dois campeonatos no ano com os nomes Apertura (disputado no primeiro semestre do ano) e Clausura (disputado no segundo semestre) – eles terão o mesmo formato com total de 30 clubes
  • Fase de grupos: 15 equipes divididas em dois grupos; times jogam 16 rodadas, sendo uma de clássicos, uma “interzonal” e 14 contra os outros adversários
  • Mata-mata: 1º e 2º classificam-se às quartas; 3º ao 6º começam nas oitavas
  • Campo neutro: a partir das quartas, os jogos do mata-mata serão disputados em campo neutro sem vantagem para uma das equipes
  • Rebaixamento: as regras atuais serão mantidas; um time será rebaixado pela média das três últimas edições (sistema promedio) e outro por ser o último na tabela anual

Em duas ocasiões, foram realizadas finais entre os campeões dos dois torneios. Em 1991, na primeira edição do modelo “Apertura e Clausura,” o Newell’s Old Boys derrotou o Boca Juniors.

Mais de 20 anos depois, em 2013, o Newell’s foi superado pelo Vélez Sarsfield. A AFA ainda não se manifestou sobre a realização de uma decisão entre os vencedores.

André Serra

Recent Posts

Palmeiras x Fortaleza: Prévia das Oitavas de Final da Copa do Brasil

Palmeiras e Fortaleza se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Brasil em um…

22 horas ago

Santos x Remo: Análise Estatística e Prévia para as Oitavas da Copa do Brasil 2026

O Santos se prepara para enfrentar o Remo em um confronto decisivo e de alta…

1 dia ago

Atlético-MG x Juventude: Prévia e Estatísticas para as Oitavas de Final da Copa do Brasil 2026

A tensão do mata-mata toma conta das oitavas de final da Copa do Brasil de…

1 dia ago

Vasco x Fluminense: Prévia, Estatísticas e Contexto para as Oitavas da Copa do Brasil 2026

O clássico carioca ganha mais um capítulo de peso no dia 1º de agosto de…

1 dia ago

Coritiba x Cruzeiro: Prévia, Estatísticas e Contexto do Confronto pelo Brasileirão

No dia 30 de julho, às 21h30 (horário de Brasília), o Coritiba recebe o Cruzeiro…

3 dias ago

Corinthians x Athletico-PR: Prévia, Escalações e Estatísticas da 21ª Rodada do Brasileirão Série A 2026

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2026 reserva um confronto direto entre…

3 dias ago