Adidas promove mudança na camisa do Flamengo (Imagem: Editoria de arte/Gávea News/Henrique Machado)
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do clube, com destaques como a declaração de Tiago Leifert e clubes que são a favor do Fair Play Financeiro.
Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!
Segundo o “Relatório Convocados” de 2024, apenas seis clubes da Série A do Campeonato Brasileiro estão seguindo as normas do Fair Play Financeiro: Flamengo, Athletico-PR, Red Bull Bragantino, Cuiabá, Grêmio e Palmeiras. Esses clubes mantêm uma gestão financeira equilibrada, controlando gastos em relação à receita e evitando endividamentos excessivos, o que lhes permite maior estabilidade e planejamento a longo prazo. (leia a matéria completa)
Em contrapartida, clubes tradicionais como Corinthians, São Paulo, Santos e Atlético-MG ainda não se adequaram a essas práticas, enfrentando dificuldades para equilibrar suas finanças devido a dívidas altas. A pressão por resultados imediatos faz com que muitos times optem por reforços caros, muitas vezes em detrimento de uma gestão mais sustentável.
A chegada das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) intensificou as discussões sobre o Fair Play Financeiro, com o objetivo de que mais clubes adotem essas práticas para evitar crises financeiras. A implementação dessas normas é vista como essencial para promover um campeonato mais equilibrado e saudável, garantindo o crescimento sustentável do futebol brasileiro.
Tiago Leifert criticou duramente a FIFA pela inclusão do Inter Miami no novo formato do Mundial de Clubes, que será implementado a partir de 2025. Durante uma live, o jornalista questionou o critério que permitiu a classificação do time americano, ressaltando que o Inter Miami garantiu a vaga por ser o melhor na primeira fase da MLS, o que, para ele, não é um título expressivo o suficiente para justificar a participação no torneio. Leifert considerou a decisão uma tentativa da FIFA de aproveitar a popularidade de Lionel Messi para promover o evento. (leia a matéria completa)
Em suas declarações, Leifert destacou que a inclusão de uma equipe relativamente nova, fundada em 2020, contrasta com a luta de times tradicionais que buscam a vaga com muito esforço. Ele chamou a decisão de “vergonhosa” e criticou o que considerou ser uma forçação de barra para beneficiar a presença de Messi.
Segundo o jornalista, esse movimento pode até ser uma estratégia para tentar salvar a relevância do Mundial, mas afasta o mérito esportivo que deveria definir os participantes.
O novo Mundial de Clubes contará com 32 equipes, e 31 já estão confirmadas, incluindo clubes tradicionais como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e Palmeiras. A última vaga será destinada ao vencedor da Conmebol Libertadores, sendo disputada por times como Atlético-MG, Botafogo e Peñarol.
A FIFA está utilizando a presença de Lionel Messi para impulsionar o interesse comercial no Super Mundial de Clubes, competição que será disputada nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025. Com a participação confirmada do Inter Miami, clube de Messi, a entidade espera acelerar a venda de direitos de transmissão e acordos comerciais, visando atrair grandes investimentos, especialmente de empresas norte-americanas que miram a Copa do Mundo de 2026. (leia a matéria completa)
A estratégia inclui a divisão dos direitos de transmissão por regiões, após negociações com a Apple não avançarem devido ao valor elevado de exclusividade. A FIFA já iniciou licitações em diversas partes do mundo, incluindo a América do Sul e a Europa, e no Brasil as negociações seguem em andamento. O torneio contará com 32 equipes, entre elas clubes brasileiros como Flamengo, Palmeiras e Fluminense, e terá grandes nomes do futebol europeu, embora alguns resistam ao calendário apertado.
A competição promete ser uma vitrine importante para o futebol global, com prêmios atraentes de 50 milhões de euros por clube, além de bônus por desempenho. No entanto, para que tudo se concretize, a FIFA ainda busca fechar contratos de transmissão que garantam a viabilidade financeira do evento.
Titular na estreia do Flamengo na Copa do Brasil, Michael foi alvo de críticas mais…
Marcelo Teixeira, presidente do Santos Futebol Clube, se pronunciou nas redes sociais para comentar os…
Abrindo a sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo enfrenta o Fortaleza nesta sexta-feira…
O Barcelona surpreendeu torcedores e colecionadores ao lançar um uniforme especial estampado com o nome…
O meio-campista Jude Bellingham poderá desfalcar o Real Madrid na próxima rodada da LaLiga, prevista…
O Barcelona deu início às tratativas para a renovação contratual de Raphinha, um dos principais…