Jogadores do Vasco durante partida contra o Atletico-GO pela Copa do Brasil 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)
O Vasco da Gama lançou nesta sexta-feira (25/10) o terceiro uniforme para a temporada 2024-2025, em alusão à Resposta Histórica, de 1924, e que completou 100 anos, em abril. O clube divulgou o ensaio com jogadores nas redes sociais e revelou os detalhes da nova camisa.
Institucionalmente, o Vasco busca se posicionar a não esquecer o passado para trilhar o caminho do futuro, ou é pelo menos o que as gestões recentes vêm fazendo. O uniforme III da equipe foi pensado para representar um dos momentos mais importantes do clube e que não é algo conquistado dentro de campo, mas fora dele.
Com o lema “a história se faz com suor”, a nova camisa vascaína celebra a Resposta Histórica, um dos trechos mais emblemáticos da trajetória do cruz-maltino. Em 1924, o Gigante da Colina se recusou a excluir 12 atletas do quadro da instituição sob determinação da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA). A AMEA entendia que negros, pobres e analfabetos não podiam participar da liga de futebol, em um ato de racismo e elitismo. Em contrapartida, o Vasco endereçou uma carta à entidade se recusando a excluí-los.
No site oficial do clube, revela detalhes por trás da criação do uniforme. “A camisa conta com a tecnologia de revelação de trecho da carta, que é revelada em contato com a água, que faz alusão ao suor do torcedor e do jogador”, escreve e continua.
“Por ser uma camisa que remete ao tempo histórico do Vasco da Gama, a Cruz de Cristo foi escolhida no lugar da tradicional Cruz de Malta. A versão preta também conta com o trecho da carta, mas no lugar da Cruz de Cristo, está o escudo oficial do Club de Regatas Vasco da Gama da época em questão, sendo a primeira vez na era moderna que este modelo do escudo é utilizado em um traje oficial”.
O Vasco ainda reafirma a junção da modernidade na fabricação do traje com o conceito que ajudou a formatá-lo. “Unindo a luta do passado com a do presente, a camisa traz elegância e modernidade com o uso da gola padre, que faz a combinação destes termos”, indica e finaliza. “Que também é estendida pelas cores utilizadas: bege e ocre, que também fazem alusão e referência à Resposta Histórica”.
A dois dias do confronto decisivo pela Copa do Brasil, o Flamengo segue sem a…
O Flamengo solicitou e obteve a desconvocação dos zagueiros Iago e João Victor da Seleção…
O interesse do Grêmio em repatriar Arthur Melo reacendeu uma pauta antiga entre torcedores e…
A venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Olaria foi aprovada oficialmente nesta segunda-feira…
O empate do Flamengo com o Ceará em 1 a 1, na Arena Castelão, pela…
A chegada de Jorge Carrascal ao Flamengo gerou muita expectativa, e logo começaram os rumores…