O pianista Arthur Moreira Lima, um dos grandes nomes da música brasileira, faleceu na última quarta-feira (30) aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Imperial de Caridade, em Florianópolis (SC), cidade onde residia desde 1993. O músico lutava contra um câncer no intestino.
Torcedor do Fluminense, Arthur Moreira Lima foi homenageado pela torcida tricolor e gravou o hino do clube ao piano, o que o aproximou ainda mais dos torcedores. Ele também recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário em agosto deste ano.
Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Moreira Lima mostrou seu talento desde jovem e construiu uma carreira de destaque internacional. Durante os anos 1970, o pianista tocou com importantes orquestras mundiais, incluindo as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, e as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga. Também se apresentou com a BBC de Londres e a Orquestra Nacional da França.
No Brasil, Moreira Lima levou a música erudita a locais populares, apresentando-se em comunidades como Mangueira e Rocinha. Seus trabalhos foram distribuídos em 41 CDs que chegaram ao público por meio de bancas de jornais. Ele também participou do projeto “Um Piano pela Estrada”, que promoveu mais de 500 concertos em um caminhão-teatro por várias cidades brasileiras.
Arthur Moreira Lima deixa um legado de popularização da música clássica no país e reconhecimento internacional.
O velório será realizado nesta quinta-feira (31), das 12h às 16h, no Jardim da Paz, em Florianópolis.
Mesmo com o interesse declarado do Flamengo, a transferência de Luiz Henrique para o clube…
O Flamengo avançou mais uma etapa no projeto de construção de seu estádio próprio. Isso…
Um comentário feito por um torcedor do Paris Saint-Germain nas redes sociais reacendeu a rivalidade…
Durante participação no BSOP ONE Neymar Jr., em São Paulo, Neymar relembrou momentos marcantes de…
Neymar ainda não definiu seu futuro, mas o Santos mantém confiança na renovação. Segundo o…
Filipe Luís optou por passar parte das férias na Espanha, onde viveu boa parte da…