Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
O Brasil voltou a ter um representante de forma oficial dentre os pilotos de Fórmula 1. Na manhã desta quarta-feira (6), Gabriel Bortoleto foi oficializado como piloto da Sauber para o ano de 2025.
Ele ficará ao lado de Hulkenberg que esse ano esteve pilotando um dos carros da Haas e é o 10º colocado no campeonato de pilotos.
Mas, o Brasil sempre foi muito bem reconhecido dentro da Fórmula 1 como uma grande escola de pilotos.
Ao todo, o Brasil tem 8 títulos mundiais conquistados entre as décadas de 70 e 2000. Emerson Fittipaldi conquistou dois títulos, o primeiro conquistado em 1972 e o segundo conquistado em 1974.
Subindo a prateleira temos dois pilotos brasileiros com três títulos mundiais: Nelson Piquet que conquistou em 1981, 1983 e 1987.
Depois temos o último brasileiro que conseguiu conquistar um campeonato mundial, o eterno Ayrton Senna, dito como um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. Senna conquistou em 1988, 1990 e 1991.
Era tido como um dos maiores favoritos a ganhar em 1994, mas, em uma corrida em Ímola na Itália, o acidente dele contra a parede fez com que ele perdesse a vida.
Celeiro de pilotos, Gabriel Bortoleto é o 33º Brasileiro a ter um contrato com a Fórmula 1. Além dele, cria-se a expectativa de que Felipe Drugovich ganhe uma oportunidade dentro da Aston Martin em breve.
O último piloto antes de Bortoleto foi Felipe Massa, que saiu da Fórmula 1 em 2017. Massa, aliás, foi o último a ‘flertar’ com um título mundial, em 2008, quando perdeu na última volta para o jovem Lewis Hamilton, que vinha a ganhar outros 6 títulos posteriormente.
Mas, além de Bortoleto e Massa, outros nomes já passaram com a bandeira do Brasil pela Fórmula 1, são eles:
A seleção brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol de Areia de…
O atacante Rwan Cruz celebrou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo como um…
O Guarani anunciou oficialmente a contratação de Elano Blumer para o cargo de coordenador técnico.…
O volante Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, foi alvo de elogios por parte de…
O confronto entre Barcelona e Inter de Milão, válido pela ida da semifinal da Champions…
O retorno de Rodri aos treinamentos do Manchester City representa um avanço importante após meses…