Arena MRV, estádio do Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Naturalmente, a rivalidade entre Atlético e Flamengo já ganharia argumentos para se intensificar, com a disputa da final da Copa do Brasil. Mas a disputa do domingo (10/11) vai ter um tempero diferente no histórico entre as equipes, caso o Rubro-Negro acabe campeão na Arena MRV. Isso porque ele se sagraria o primeiro campeão do novo estádio atleticano.
A Arena MRV foi inaugurada em agosto do ano passado e tem sido uma forte aliada do Galo nas Copas. Levando em conta a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, o time mineiro não foi derrotado uma vez sequer atuando em casa.
Pela competição nacional, o clube enfrentou quatro adversários jogando sob domínio próprio, venceu Sport, CRB e Vasco e empatou sem gols com o São Paulo. Inclusive, a única vez em que a meta do goleiro Everson foi vazada foi no triunfo sobre o Vasco por 2 a 1, com gol de Philippe Coutinho.
Já no torneio mais importante do continente, o retrospecto é ainda melhor. O Galo venceu todos os jogos que fez em casa e não sofreu gol algum nas fases mata-mata.
O grande diferencial para o confronto pode ser esse. Precisando de vencer por 2 gols de diferença para levar a partida ao menos para os pênaltis, o Atlético pode fazer da Arena MRV um caldeirão para empurrar o time rumo ao tricampeonato, assim evitando o que pode ser uma tragédia.
Os clubes já ostentam uma rivalidade desde a década de 1980 por conta dos confrontos no Campeonato Brasileiro e da Libertadores. No ano do primeiro título do Brasileirão do Flamengo, houve muita polêmica na final. O Atlético levou a vantagem de 1 a 0 para o Maracanã e um empate garantiria o bicampeonato do Brasil. Mas com uma arbitragem polêmica, que expulsou Reinaldo e mais outros dois jogadores atleticanos, o Mais Querido levantou a taça ao vencer por 3 a 2.
Na Libertadores de 1981, ainda na fase de grupos, as equipes precisaram passar por um jogo-desempate para saber quem avançaria para a fase seguinte. A partida que aconteceu no Estádio Serra Dourada foi mais uma vez polêmica. O árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Galo e finalizou a disputa com uma vitória flamenguista por W.O.
As amargas lembranças não foram esquecidas pelo tempo e até mesmo clube fez uma postagem em alusão aos acontecimentos, às vésperas do primeiro jogo da final.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…