Futebol Internacional

Árbitro conhecido revela ter sido ameaçado de morte

Sálvio Spínola revela ameaça de morte por ex-presidente do Equador após partida decisiva

O ex-árbitro Sálvio Spínola revelou em entrevista ao podcast “Alt Tabet”, do Canal UOL, que foi ameaçado de morte por um antigo presidente do Equador após uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. A situação teria ocorrido após ele marcar um pênalti decisivo que acabou eliminando a seleção equatoriana da competição.

Segundo Sálvio, o episódio aconteceu em um jogo entre Equador e Uruguai, onde um empate garantiria a classificação do Equador para o Mundial. Nos acréscimos da partida, quando o placar estava empatado em 1 a 1, ele marcou uma penalidade a favor do Uruguai.

“Apitei um jogo de Eliminatórias da Copa do Mundo entre Equador e Uruguai. O Equador ia para a Copa se ganhasse ou empatasse o jogo. Mas, aos 46 minutos, com a partida empatada por 1 a 1, teve um pênalti”, disse.

O auxiliar de arbitragem teria alertado Sálvio:

“Torce para o Furlan chutar para fora ou a gente não sai vivo daqui.” O atacante uruguaio Diego Furlan converteu a cobrança, garantindo a vitória do Uruguai por 2 a 1 e deixando o Equador fora da Copa.

Após o apito final, Spínola contou que enfrentou momentos de tensão, sendo agredido por alguns fotógrafos em campo. A situação se agravou com uma declaração pública do presidente equatoriano, que teria dito na televisão: “Já vi na televisão presidente da República falar: ‘Vou dar pena de morte para esse árbitro, quero saber onde ele está’.”

O ex-árbitro relembrou as dificuldades que enfrentou para deixar o país. Segundo ele, precisou do apoio de um amigo equatoriano para recuperar seu passaporte, pois as autoridades locais haviam retido seu documento.

“Apanhei de câmera objetiva. Os fotógrafos entraram no campo e me batiam com as câmeras. No hotel não podia nem pedir comida. Na TV, o presidente: ‘Onde está esse árbitro brasileiro, estou decretando pena de morte para ele’. Para sair do país foi uma loucura. Acionei o Itamaraty, a Fifa, a CBF. Ninguém me deu assistência. Quem me ajudou foi um amigo árbitro do Equador, porque tinham retido meu passaporte”, relatou Sálvio.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Grêmio empata com o Atlético Grau na Sul-Americana

Na noite desta quarta-feira (07), o Grêmio enfrentou o Atlético Grau no Estádio Alejandro Villanueva,…

2 horas ago

Cruzeiro é eliminado da Sul-Americana após empate com o Mushuc Runa

O Cruzeiro foi oficialmente eliminado da Copa Sul-Americana após empatar em 1 a 1 com…

2 horas ago

Bahia perde para o Nacional na Libertadores

O Bahia desperdiçou uma chance clara de se aproximar das oitavas de final da Libertadores…

2 horas ago

Palmeiras vence o Cerro Porteño e se classifica na Libertadores

O Palmeiras garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores ao vencer o…

3 horas ago

Flamengo empata com o Central Córdoba e se complica na Libertadores

O Flamengo desperdiçou a chance de encostar na liderança do Grupo C da Libertadores ao…

3 horas ago

A declaração de Felipe após derrota do Vasco na Sul-Americana

O Vasco sofreu uma dura derrota para o Puerto Cabello por 4 a 1 na…

3 horas ago