Botafogo

AGORA! Clube de John Textor, do Botafogo, é rebaixado

O Comitê Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França decidiu punir o Lyon pela má gestão das finanças do clube com a impossibilidade de fazer contratações e de rebaixamento à Segunda Divisão, na última sexta-feira (15/11). O grupo Eagle Football Holdings e John Textor, dono da SAF do Botafogo, não conseguiram apresentar garantias financeiras perante ao comitê que evitassem as punições.

Por conta da insolvência financeira, a DNCG queria que fossem apresentadas garantias, de pelo menos 100 milhões de euros, 600 milhões de reais, que provassem a capacidade de lidar com as dívidas. Na reunião de sexta-feira, ele as apresentou para o comitê e saiu confiante do local.

“Estou confiante nos nossos números. Nunca posso ter confiança na forma como órgãos regulatórios olham essas coisas. Acredito que a DNCG é independente de algumas pressões, mas temos muitos inimigos dentro da direção da liga“, afirmou Textor aos repórteres.

A Eagle Football Holdings, o grupo de Textor, registrou déficit de 25,7 milhões de euros, 157 milhões de reais, ao fim da temporada passada. Essa perda financeira, aumentou a dívida da Eagle em 500 milhões de euros, 3 bilhões de reais, de acordo com a imprensa francesa.

O comitê debateu sobre esses números e frente às garantias apresentadas pela Eagle, não ficou convencida. Assim, puniu o Lyon, impedindo que o clube possa fazer contratações e o rebaixou para a segunda divisão da liga francesa, caso Textor não apresente soluções

John Textor tem algumas opções pela frente, que são a venda de ativos do Botafogo, ou de algum outro time da Eagle, para o equacionamento das pendências do Lyon e vender as ações que possui do clube inglês Crystal Palace.

Diante do cenário, o dono da SAF botafoguense prometeu fazer uma apresentação pública sobre o assunto no sábado (16/11).

Marco Menezes

Recent Posts

Final contra o PSG pode marcar despedida de atacante do Flamengo

O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…

16 horas ago

Flamengo vai disputar final contra Vasco ou o Corinthians em 2026

Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…

16 horas ago

PSG pode ficar sem três titulares contra o Flamengo

Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…

16 horas ago

Atacante do Flamengo é desejado por dois clubes da Europa

Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…

17 horas ago

Dorival cita Filipe Luís, do Flamengo, após classificação do Corinthians

A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…

17 horas ago

Fifa toma decisão envolvendo partida entre Flamengo e PSG; entenda

Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…

17 horas ago