Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)
O Santos entrou em campo neste domingo (17), na Vila Viva Sorte, contra o CRB, em clima de celebração pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro e o retorno à elite do futebol nacional. Apesar da festa, a Torcida Jovem, principal organizada do clube, aproveitou a ocasião para cobrar mudanças e exigir planejamento mais sólido para as próximas temporadas.
Desde o início de 2023, a torcida manteve sua faixa tradicional de ponta-cabeça como forma de protesto pelo rebaixamento inédito no ano anterior. Durante o jogo deste domingo, aos dez minutos do primeiro tempo, a faixa foi desvirada em um gesto simbólico.
Na mesma ocasião, o jogo foi interrompido para uma homenagem ao Rei Pelé, com uma camisa 10 entrando em campo. O número icônico, que não foi utilizado pelo Santos durante a competição como tributo ao maior ídolo da história do clube, representou a conexão entre o passado e o presente.
Apesar das homenagens, o momento também foi de cobranças. No intervalo, a Torcida Jovem exibiu faixas de protesto com mensagens como: “Não se vende história”, “Queremos planejamento”, “SAF não é milagre”, “Série A sempre foi obrigação”, “Libertadores 2026”, “Queremos time para gritar é campeão”, “Racismo aqui não” e “Respeitem o torcedor”.
O rebaixamento de 2023 ainda é uma ferida aberta, e a torcida deixou claro que espera um futuro diferente. As cobranças passam pela formação de um elenco competitivo e pela retomada do protagonismo no cenário nacional.
O título da Série B foi confirmado antes mesmo do confronto contra o CRB, após os empates de Mirassol e Novorizontino nas rodadas anteriores.
O acesso já havia sido garantido na 36ª rodada, com a vitória sobre o Coritiba por 2 a 0. Em 2025, o Santos retorna à Série A do Campeonato Brasileiro e à Copa do Brasil, competição da qual esteve ausente nesta temporada por conta do rebaixamento. Além disso, o clube disputará o Campeonato Paulista, torneio em que é o atual vice-campeão.
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (4) os detalhes da final da Copa Libertadores 2025 entre…
Em passagem pelo Brasil para compromissos ligados ao meio ambiente, o príncipe William esteve no…
Flamengo e Filipe Luís seguem alinhados no desejo de continuidade do trabalho, mas ainda não…
A sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, passou a receber…
Após cinco partidas fora de ação, De La Cruz voltou a iniciar um jogo pelo…
Após as classificações de Flamengo e Palmeiras para a decisão da Libertadores 2025, Carlo Ancelotti,…