Savarino em ação pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O Botafogo está atravessando os 12 dias mais cruciais da temporada 2024. Com a expectativa de disputar a sua primeira final da Conmebol Libertadores no dia 30 de novembro, o clube também está focado na possibilidade de conquistar o Campeonato Brasileiro, antes mesmo de entrar em campo em Buenos Aires.
Para alcançar essa meta, o Botafogo precisa principalmente das próprias forças, mas também de um empurrãozinho de rivais locais, como Fluminense e Flamengo. A equipe comandada por Artur Jorge soma 68 pontos, liderando com uma vantagem de quatro pontos sobre o vice-líder Palmeiras e cinco em relação ao terceiro colocado, Fortaleza.
Antes de seguir para a capital argentina, a equipe terá pela frente três jogos no Brasileirão, e enfrentará o Atlético-MG, o Vitória e, em um embate direto, o Verdão, no Allianz Parque. Se conseguir vencer essas três partidas, os botafoguenses abrirão uma vantagem de sete pontos sobre os concorrentes, a apenas duas rodadas do fim do campeonato, tornando-se inalcançáveis.
Neste contexto, para o título ser alcançado matematicamente antes do dia 30 de novembro, o Glorioso necessitaria de uma derrota do Fortaleza nas duas partidas restantes até lá, contra o Fluminense, no Maracanã, ou o Flamengo, no Castelão.
Se os cearenses triunfarem em ambos, há ainda a possibilidade do título nacional ser conquistado no mesmo dia da final da Libertadores, quando Vitória e Fortaleza se enfrentam.
Se falhar em um ou mais jogos nestas três rodadas, o Botafogo necessitaria de uma combinação de resultados semelhantes dos rivais diretos para conquistar o título. Se marcar três pontos a mais que o Palmeiras e dois a mais que o Fortaleza durante o período, a taça será garantida.
O Botafogo está com 68 pontos conquistados até agora no Campeonato Brasileiro, está a uma vitória de superar a pontuação do Palmeiras em 2023, quando conquistou o título, com 70, e a sete da pontuação mágica dos campeões, que é 75. Nunca em campeonato de pontos corridos com 20 equipes, quem alcançou 74 pontos ou mais ficou sem o troféu.
O Flamengo promoveu uma cerimônia especial na segunda-feira (03 de novembro) para homenagear dois dos…
O Flamengo venceu o Sport por 3 a 0 no Maracanã, no sábado (01 de…
O São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira (5), às 21h30 (horário de Brasília),…
Negociado com a Roma no início de 2025, Wesley tem consolidado seu espaço no futebol…
O Palmeiras venceu o Juventude por 2 a 0, no domingo (02 de novembro), e…
O Flamengo terá duas baixas para enfrentar o São Paulo, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.…