Botafogo

Botafogo atinge marca importante em 2024

A campanha do líder do Campeonato Brasileiro recebe maior atenção pelo desempenho dos homens de frente, mas o sistema defensivo tem muito mérito. Quando Bastos e Alexander Barboza atuam juntos, a defesa se torna impenetrável. Já são 823 minutos somados com a dupla em campo sem que o Botafogo sofra um gol.

Na partida contra o Atlético-MG não foi diferente. Os defensores fizeram dupla no empate em 0 a 0, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira (20/11), na Arena Independência. Ambos atuaram confortáveis com a vantagem numérica depois da expulsão do lateral-esquerdo adversário, Rubens, e não foram muito exigidos.

A última vez que o Glorioso sofreu um gol, com os defensores em campo, foi na partida contra o Corinthians, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, em 14 de setembro, há mais de dois meses.

Segundo o levantamento feito pelo jornalista Matheus Dantas, da Itatiaia, ao apito final de Luiz Flávio de Oliveira, a defesa botafoguense chegou aos impressionantes 823 minutos sem ceder um gol sequer.

São oito partidas inteiras sem ser vazado e algumas partidas em que os minutos são levados em consideração. Na estatística entram os jogos do Brasileirão e da Copa Libertadores da América.

Nessa sequência que se arrasta desde os 18 minutos em campo contra o Corinthians sem sofrer gols, passa por Fluminense, Athletico Paranaense, Peñarol e Bragantino e também pelos empates com São Paulo, Grêmio e Cuiabá.

A consistência defensiva da equipe comandada por Artur Jorge será de suma importância para a reta final do Campeonato Brasileiro e para a final da Libertadores, contra o Atlético-MG. Mas não será apenas dela que o time irá precisar. Apesar do bom desempenho da zaga, o Glorioso vem de duas partidas em que esbarrou na defesa adversária, nos empates com Cuiabá e Galo.

Enquanto isso, o Palmeiras se aproximou da liderança e diminuiu a diferença para apenas dois pontos, ao vencer o Bahia, na Arena Fonte Nova. O Botafogo enfrenta o Vitória, no Nilton Santos, no próximo sábado (23/11), para se manter no topo da tabela e voltar a se encontrar com os triunfos.

Marco Menezes

Recent Posts

AGORA: Flamengo vence mas perde titular para o próximo jogo

Com direito a gol relâmpago, o Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 nesta…

1 hora ago

Jornalista coloca Palmeiras no mesmo patamar do Flamengo

Após vencer o River Plate e golear o Internacional, o desempenho do Palmeiras pautou debates…

2 horas ago

Arrascaeta assume papel que estava esquecido há anos no Flamengo

Giorgian de Arrascaeta vive fase especial no Flamengo desde que assumiu a camisa 10 em…

5 horas ago

A declaração de Zinho antes de Flamengo x Estudiantes

Nesta quinta-feira (18 de setembro), o Flamengo recebe o Estudiantes no Maracanã, às 21h30 (horário…

6 horas ago

A declaração de Cicinho direcionada ao Flamengo

O Flamengo recebe o Estudiantes, da Argentina, pela ida das quartas de final da Libertadores.…

6 horas ago

Ex-goleiro do Flamengo assina novamente com o clube

O Flamengo anunciou, na tarde desta quinta-feira (18 de setembro), que Raul Plassmann é o…

6 horas ago