Bragantino

Bragantino pode ser o primeiro time da Red Bull a ser rebaixado

Massa Bruta luta contra o rebaixamento

Neste momento, o Bragantino ocupa a 18° colocação no Campeonato Brasileiro com 37 pontos e vem lutando para escapar da zona da degola. Caso o rebaixamento ocorra, essa será a primeira vez que um clube da marca Red Bull desça de divisão no campeonato nacional.

A Red Bull, empresa austríaca, controla o RB Leipzig (Alemanha), o New York Red Bulls (EUA) e o Bragantino (Brasil). Além disso, ela também está envolvida com o RB Salzburg (Áustria), mas, nesse caso, é apenas a principal patrocinadora, embora seja vista como a gestora do clube. Oficialmente, a marca não é proprietária da equipe austríaca. Nesta temporada, a Red Bull também adquiriu uma participação minoritária no Leeds United (Inglaterra).

Desde que passaram a ser administradas pela Red Bull, essas equipes não sofreram rebaixamentos em campeonatos nacionais. No entanto, em competições estaduais, o Red Bull Bragantino II caiu da Série A2 para a Série A3 do Campeonato Paulista em 2022. Em 2020, o time também foi rebaixado para a Série A2, mas não por desempenho, e sim porque a Red Bull não pode ter dois times na elite paulista.

Porém, o rebaixamento do New York Red Bulls só não aconteceu por um detalhe: A MLS (Major League Soccer) não tem rebaixamento. Em 2009, a equipe terminou a Conferência Leste na última colocação, somando apenas cinco vitórias, 19 derrotas e seis empates em 30 duelos disputados.

A Red Bull assumiu o Bragantino em 2019, quando o time estava na Série B do Campeonato Brasileiro. No primeiro ano, conseguiu o acesso à Série A. Desde 2020, o Massa Bruta vem se mantendo na elite e conquistando vagas em competições internacionais, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Porém, a temporada de 2024 tem sido a mais complicada para o clube.

A Red Bull também obteve acessos à elite em outros países. Na Alemanha, assumiu o Leipzig em 2009 e foi subindo pelas divisões até chegar à Bundesliga, a primeira divisão. Hoje, o time é uma das principais forças do país e tem se classificado para a Liga dos Campeões com frequência. Nos Estados Unidos, a Red Bull comprou a franquia em 2006 e, em 2008, foi vice-campeã da MLS Cup. No ano seguinte, apesar de ter registrado a pior campanha da Conferência Leste, o time não foi rebaixado, já que a MLS não adota o sistema de rebaixamento. A empresa começou investir no Salzburg, da Áustria em 2005 e desde então, a equipe vem empilhando taças.

André Serra

Recent Posts

Interesse em Richarlison, resposta de Pedro e recado para De La Cruz: as últimas notícias do Flamengo

Os últimos acontecimentos envolvendo o Flamengo movimentaram os bastidores do clube e também as redes…

9 horas ago

Lesão de Carrascal, recado de Felipe Anderson e situação de Wesley: as últimas notícias do Flamengo

Em um dia de agenda movimentada, o Flamengo chega à rodada com desfalques importantes para…

10 horas ago

A declaração de Pedro direcionada ao Flamengo

Pedro, atacante do Flamengo, foi homenageado no Ninho do Urubu no início da tarde desta…

10 horas ago

Adeus? Zenit toma atitude envolvendo Gerson, ex-Flamengo

O Zenit elevou a pedida para negociar Gerson e, segundo a ESPN, esfriou qualquer possibilidade…

10 horas ago

Eric Faria manda recado para jogadores de Palmeiras e Flamengo

Hoje, segunda-feira (03 de novembro), Carlo Ancelotti anunciou a convocação da seleção brasileira para amistosos…

10 horas ago

Pedro ganha estimativa para volta ao campo pelo Flamengo

O Flamengo vive a reta final do Brasileirão e prepara a decisão da Copa Libertadores…

11 horas ago