Brasileirão

Três times disputam sétima vaga para a Libertadores 2025

Com os seis primeiros colocados já garantidos na Libertadores de 2025, a briga pela sétima colocação no Campeonato Brasileiro está cada vez mais acirrada. Cruzeiro, Bahia e Corinthians disputam ponto a ponto a última vaga que pode garantir a presença na fase preliminar da competição continental. Com apenas um ponto separando os três clubes, a disputa promete ser emocionante até o fim da competição.

O empate em 1 a 1 entre Cruzeiro e Grêmio na noite de quarta-feira, no Mineirão, equilibraram ainda mais a luta pela sétima posição. Apesar do empate, o time mineiro ainda lidera a disputa, com maior chance de ficar com a vaga, mas viu sua vantagem diminuir após o resultado. Atualmente, a Raposa tem 40,57% de chances de ficar com a sétima colocação, enquanto Bahia e Corinthians registram 34,16% e 22,28%, respectivamente.

O Cruzeiro viu sua chance cair 13,68 pontos percentuais após o empate, enquanto os baianos e os paulistas aumentaram suas possibilidades em 7,93 e 4,73 pontos percentuais, respectivamente. A briga está cada vez mais apertada, e os próximos jogos serão decisivos para a definição de quem ficará com a vaga que garante acesso à fase preliminar da Libertadores.

A mudança no formato de classificação para a Libertadores também pode influenciar a disputa. Com o Flamengo já garantido na competição como campeão da Copa do Brasil, as vagas para a Libertadores serão divididas entre G-5, para as equipes que se classificarem diretamente para a fase de grupos, e G-7, para a fase classificatória. Com isso, quem terminar entre o quinto e o sexto lugar no Brasileirão estará classificado para a fase preliminar da competição, ou seja, o G-7.

Apesar da briga acirrada pela sétima vaga, outros times ainda alimentam pequenas esperanças de conseguir um lugar na Libertadores via G-7. Vasco, Vitória, Grêmio, Athletico-PR e Atlético-MG têm chances mínimas, mas, de acordo com os números, suas possibilidades de classificação são bem remotas. O Vasco possui apenas 1,90% de chances, o Vitória tem 0,67%, e Grêmio, Athletico-PR e Atlético-MG possuem percentuais ainda menores.

Além disso, a situação pode ser alterada dependendo do resultado da final da Libertadores entre Botafogo e Atlético-MG no próximo sábado. Caso o Glorioso conquiste o título, o G-7 será expandido para G-8, o que abriria a possibilidade de mais times brigarem por uma vaga na competição continental. Se o Atlético-MG levantar a taça, a disputa pelo G-7 permaneceria como está, já que é improvável que o time consiga se infiltrar entre os sete primeiros no Brasileirão. Com a temporada se encaminhando para a reta final, a disputa pela sétima vaga promete ser um dos principais destaques nas últimas rodadas do campeonato.

Leandro Azevedo

Recent Posts

Filipe Luís fala sobre “lições do Mundial” para última decisão do Flamengo em 2025

Filipe Luís voltou a viver um momento decisivo à frente do Flamengo. Neste sábado (13),…

14 horas ago

A declaração de Filipe Luís após ida do Flamengo à final: “Acabamos vencendo com um…”

Filipe Luís conduzirá o Flamengo a mais uma final internacional. Neste sábado (13), no Estádio…

15 horas ago

Perfil do PSG divulga final contra o Flamengo, pelo Mundial Intercontinental

Pouco depois da classificação do Flamengo à final do Intercontinental, o PSG confirmou oficialmente, por…

15 horas ago

Autor do gol, Léo Pereira tem torcida especial no Catar

Léo Pereira, zagueiro do Flamengo, voltou a ser destaque dentro e fora de campo. Neste…

16 horas ago

Mundial Intercontinental: quanto o Flamengo lucrou com a vitória sobre o Pyramids?

A vaga na final do Mundial Intercontinental rendeu mais do que prestígio ao Flamengo. Com…

16 horas ago

Não perca as contas! Flamengo é campeão da Taça Challenger após vitória sobre o Pyramids

O Flamengo confirmou sua superioridade técnica e garantiu presença na final do Mundial Intercontinental da…

17 horas ago