Corinthians

Corinthians: Justiça nega pedido de Augusto Melo

Justiça nega liminar de Augusto Melo, e votação de impeachment no Corinthians é mantida

A Justiça de São Paulo rejeitou, nesta segunda-feira, um pedido de liminar feito pelo presidente do Corinthians, Augusto Melo, para suspender a votação que pode definir seu impeachment. A decisão, assinada pelo juiz Erasmo Samuel Tozetto, da 4ª Vara Cível do Foro do Tatuapé, considerou que o processo respeita o estatuto do clube e garantiu a Melo o direito à defesa.

O pedido de Melo tinha como base a alegação de que Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho Deliberativo e responsável pela convocação da reunião, não seguiu os trâmites previstos pelo estatuto corintiano. Melo argumentou que Tuma teria concordado em aguardar a conclusão das investigações policiais sobre o contrato de patrocínio com a VaideBet antes de prosseguir com o processo.

A Comissão de Ética do clube já havia recomendado a suspensão do procedimento até o fim do inquérito policial, que apura possíveis irregularidades no contrato de patrocínio firmado com a empresa desde maio. Segundo a comissão, uma decisão precipitada poderia resultar em uma injustiça. No entanto, o estatuto permite que o presidente do Conselho Deliberativo encaminhe o impeachment à votação, independentemente das recomendações.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, Romeu Tuma Jr. destacou a legalidade do processo e criticou as acusações de suposto golpe:

“Como Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista, recebi com serenidade a notícia do indeferimento do recurso do presidente da Diretoria Executiva, Augusto Melo, que pedia a nulidade do procedimento da Comissão de Ética e da convocação da Reunião do Conselho desta segunda, com pedido de tutela provisória. Quem alegava que era ‘um golpe’, com a decisão da Justiça, perde a falsa narrativa” declarou Tuma.

A votação ocorrerá nesta noite, no Parque São Jorge, com a primeira chamada prevista para as 18h e a segunda para as 19h. Segundo Tuma, a Polícia Militar garantiu a segurança do evento.

Augusto Melo, que assumiu a presidência do clube no início deste ano com mandato até dezembro de 2026, ainda pode recorrer da decisão judicial. Além do processo atual, um segundo pedido de impeachment foi recentemente protocolado no Conselho Deliberativo e segue em andamento.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Palmeiras x Fortaleza: Prévia das Oitavas de Final da Copa do Brasil

Palmeiras e Fortaleza se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Brasil em um…

17 horas ago

Santos x Remo: Análise Estatística e Prévia para as Oitavas da Copa do Brasil 2026

O Santos se prepara para enfrentar o Remo em um confronto decisivo e de alta…

1 dia ago

Atlético-MG x Juventude: Prévia e Estatísticas para as Oitavas de Final da Copa do Brasil 2026

A tensão do mata-mata toma conta das oitavas de final da Copa do Brasil de…

1 dia ago

Vasco x Fluminense: Prévia, Estatísticas e Contexto para as Oitavas da Copa do Brasil 2026

O clássico carioca ganha mais um capítulo de peso no dia 1º de agosto de…

1 dia ago

Coritiba x Cruzeiro: Prévia, Estatísticas e Contexto do Confronto pelo Brasileirão

No dia 30 de julho, às 21h30 (horário de Brasília), o Coritiba recebe o Cruzeiro…

3 dias ago

Corinthians x Athletico-PR: Prévia, Escalações e Estatísticas da 21ª Rodada do Brasileirão Série A 2026

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2026 reserva um confronto direto entre…

3 dias ago