Festa da torcida do Flamengo (Foto: Reuters)
Após a conquista histórica da Libertadores pelo Botafogo, em 2024, um vídeo viralizou nas redes sociais, gerando comparações entre a recepção do time alvinegro e a chegada do elenco campeão do Flamengo, em 2019.
O vídeo mostra uma multidão vibrante na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, aguardando o retorno de seus heróis após a vitória de 3 a 1 sobre o Atlético-MG em Buenos Aires. Vale destacar que o momento gerou uma onda de nostalgia nos torcedores do Flamengo, já que a recepção de 2019 foi um evento grandioso e de proporções épicas.
Quando se analisa as imagens da recepção, é possível perceber que o Flamengo, em 2019, teve uma presença de torcedores muito mais expressiva. A cidade do Rio de Janeiro foi tomada pela imensidão de rubro-negros que saíram às ruas para celebrar o título da Libertadores conquistado na virada épica sobre o River Plate.
Dessa maneira, a comparação entre as duas situações gerou debates sobre o tamanho das torcidas e a paixão pelo futebol carioca. Isso porque a chegada do Flamengo de 2019 foi um dos maiores eventos de recepção de um time campeão na história do Rio de Janeiro, algo que, por enquanto, não se repetiu na chegada do Botafogo.
Além disso, as comparações também se estenderam ao desempenho das duas equipes. Sendo assim, as análises comparativas também destacam o futebol apresentado. O Flamengo de 2019 foi um time extraordinário, conquistando a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, sob o comando de Jorge Jesus, com um futebol ofensivo e envolvente.
Por outro lado, o Botafogo de 2024, que já tem a Libertadores no bolso, está muito perto de também conquistar o Brasileirão, liderando a competição com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras, com apenas duas rodadas restantes.
Em coletiva de imprensa, Filipe Luís, técnico do Flamengo e lateral esquerdo campeão em 2019, foi questionado sobre as comparações entre os dois times. Por isso, o treinador foi claro em sua resposta: “Título super merecido. Faz crescer ainda mais o nível do Brasileiro e da Libertadores. Eu não acho justa a comparação. Cada ano que passa o futebol evolui. Nós fomos os melhores em 2019 e o Botafogo está sendo melhor em 2024”, afirmou o treinador.
Com isso, a rivalidade carioca segue aquecida, com as duas equipes dominando o futebol brasileiro, mas com histórias e contextos diferentes, cada uma marcando sua geração com títulos e conquistas memoráveis.
Titular absoluto do Santos, o goleiro Gabriel Brazão voltou a despertar o interesse do Flamengo.…
A Conmebol divulgou, na terça-feira (02) a seleção da Libertadores 2025, e o Flamengo, campeão…
A crescente hegemonia do Flamengo no futebol brasileiro tem provocado mudanças na percepção até mesmo…
O recente título do Flamengo na Copa Libertadores de 2025 gerou não apenas comemorações, mas…
O Flamengo volta ao mercado com foco na posição de goleiro para a temporada de…
Um momento de empatia entre Filipe Luís e Andreas Pereira ganhou destaque nas redes sociais…