Botafogo

Botafogo entra em seleta lista e se iguala ao Santos de Pelé e Flamengo de Jorge Jesus

Fogão faz história com dois títulos em nove dias

A torcida do Botafogo vive um momento único. Após 29 anos sem conquistar o Campeonato Brasileiro, o Glorioso encerrou o jejum neste domingo (8) ao derrotar o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos, em um jogo decisivo. O título veio apenas nove dias depois de outro feito histórico: a conquista da primeira Libertadores, vencida sobre o Atlético-MG.

Com as duas taças, o Botafogo entra para um seleto grupo de clubes brasileiros que conseguiram erguer o troféu da Libertadores e do Brasileirão na mesma temporada. Antes, apenas o Santos de Pelé, em 1962 e 1963, e o Flamengo de Jorge Jesus, em 2019, haviam realizado a façanha.

O Santos de Pelé dominou o futebol mundial no início dos anos 1960. Em 1962 e 1963, o Peixe venceu a Libertadores e a Taça Brasil (reconhecida como Campeonato Brasileiro pela CBF desde 2010). A equipe santista se consolidou como uma das maiores da história, encantando o mundo com seu futebol ofensivo.

Já o Flamengo de 2019 alcançou o feito com uma sequência meteórica. O time venceu a Libertadores no sábado, 23 de novembro, e garantiu o título brasileiro no dia seguinte, quando o Palmeiras perdeu para o Grêmio, assegurando matematicamente a conquista rubro-negra.

Sob o comando de Artur Jorge, o Botafogo conseguiu feitos inéditos. A equipe não apenas conquistou a Libertadores, mas tornou-se o segundo time da história a vencer o torneio começando desde a fase preliminar — o primeiro foi o Estudiantes, em 2009.

Com a Libertadores e o Brasileirão em mãos, o Botafogo se prepara para disputar a Copa Intercontinental no Catar. A estreia será já nesta quarta-feira, contra o Pachuca, do México.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Essa foi a declaração de Varela após Flamengo x Estudiantes

O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 na ida das quartas de final…

22 minutos ago

Pedro, do Flamengo, é sincero ao falar sobre Flamengo x Estudiantes

O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1, no Maracanã, pela ida das quartas…

24 minutos ago

Absurdo! Arbitragem impediu que jogador do Estudiantes fosse expulso

O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 no Maracanã, na quinta-feira (18), pelo…

27 minutos ago

Flamengo: esse foi o recado de Filipe Luís após o jogo da Copa Libertadores

Na última quinta-feira (18 de setembro), no Maracanã, o Flamengo venceu o Estudiantes por 2…

36 minutos ago

José Boto dá forte declaração após o jogo entre Flamengo x Estudiantes

O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1, no Maracanã, pelas quartas de final…

44 minutos ago

AGORA: Flamengo vence mas perde titular para o próximo jogo

Com direito a gol relâmpago, o Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 nesta…

8 horas ago