Flamengo

Contratação de peso! Ele vai chegar ao Flamengo com um ‘trunfo’ muito importante

O Flamengo aguarda a definição de sua nova diretoria para dar início às movimentações no mercado de reforços. No entanto, José Boto desponta como figura-chave para comandar o planejamento da próxima temporada. O diretor-técnico português tem um acordo firmado com o presidente Bap e deve desembarcar no Rio de Janeiro logo após o Natal, já avaliando o elenco rubro-negro.

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, Boto possui uma carreira de destaque no futebol europeu. Ele construiu sua reputação ao identificar jogadores promissores, contratados por valores acessíveis e negociados posteriormente por cifras significativas. Seus maiores feitos ocorreram no Benfica, em parceria com Jorge Jesus, e no Shakhtar Donetsk, ao lado de Luís Castro, onde aprimorou sua capacidade de garimpar talentos.

Com ampla experiência no mercado sul-americano e nos países dos Balcãs, Boto também teve papel essencial na contratação de diversos atletas brasileiros. Entre eles, destacam-se Ederson, Ramires, Dodô, Fernando e David Luiz, sendo este último um dos nomes de maior peso no atual elenco do Flamengo.

Entre 2007 e 2018, Boto desempenhou um papel estratégico no Benfica, onde chegou a liderar o departamento de scout. Em seguida, assumiu o cargo de diretor-técnico no Shakhtar Donetsk, permanecendo até 2021. Posteriormente, trabalhou no PAOK, da Grécia, e atualmente integra o Osijek, da Croácia.

A estratégia de José Boto

Conforme apuração do ‘GE’, o diretor é conhecido por sua abordagem pragmática e ágil. Ele defende que equipes de scout menores garantem uma circulação mais rápida de informações, permitindo maior eficiência nas análises de jogadores. Esse modelo facilita decisões estratégicas, especialmente no competitivo cenário internacional.

Além disso, Boto considera fundamental evitar contratações desnecessárias, priorizando escolhas que tragam benefícios reais aos clubes. Em uma entrevista ao jornal ‘AS’, da Espanha, ele já destacou que o investimento em scout não é apenas uma despesa, mas uma forma de economizar a longo prazo, ao reduzir erros e otimizar recursos.

Outro ponto que diferencia sua filosofia é a ênfase na prevenção de escolhas inadequadas. Assim sendo, José Boto valoriza tanto a chegada de reforços acertados quanto a capacidade de impedir negociações que possam prejudicar os objetivos da equipe.

Hudson Pereira

Recent Posts

Milton Neves aponta melhor time “não-europeu” do Mundial: “De longe”

O Palmeiras deixou ótima impressão na sua estreia na Copa do Mundo de Clubes. O…

7 horas ago

José Boto revela quantos reforços quer contratar para o Flamengo

Antes da estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, o diretor de futebol,…

7 horas ago

A declaração de Arrascaeta sobre Jorginho após a estreia do Flamengo no Mundial

Único reforço do Flamengo na janela pré-Copa do Mundo de Clubes, Jorginho estreou com a…

7 horas ago

Filipe Luís explica Varela titular e Wesley no banco em Flamengo x Espérance

O técnico Filipe Luís manteve a titularidade de Varela na estreia do Flamengo na Copa…

7 horas ago

Flamengo supera clubes da Europa que disputam o Mundial; entenda

O Flamengo vive uma sequência intensa de compromissos. Conforme levantamento divulgado pelo Sofascore, o Rubro-Negro…

11 horas ago

Flamengo bate o martelo sobre futuro de Wesley

O Flamengo iniciou com o pé direito sua caminhada no Mundial de Clubes da FIFA.…

11 horas ago