Vasco

Vasco dá passo importante para reforma de São Januário

Confira as informações

Na última sexta-feira, foi divulgado o decreto que regulamenta a lei sobre a transferência do potencial construtivo de São Januário (Lei Complementar nº 272). Com isso, o Vasco agora tem autorização formal para iniciar os procedimentos de venda desse potencial construtivo, um recurso que viabilizará a reforma de seu estádio, planejada para este ano. As próximas semanas devem ser decisivas para o andamento desse processo.

O clube precisará estabelecer uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que funcionará como uma empresa responsável pela execução da reforma. Essa entidade será encarregada de gerenciar os recursos obtidos e aplicá-los na obra, mantendo também as comunicações necessárias com a Prefeitura do Rio.

É importante destacar que a transferência de potencial construtivo é um instrumento urbanístico que permitirá ao clube comercializar o direito de construção em sua propriedade para empresas interessadas, as quais poderão utilizar esses direitos em áreas específicas na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. O Vasco tem permissão para negociar até 197 mil metros quadrados, e os recursos arrecadados deverão ser destinados exclusivamente à realização da reforma e seus custos associados.

Camisa do Vasco 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Na sexta-feira, foram publicados três decretos um que transfere o potencial construtivo (operação urbana consorciada), outro que estabelece uma comissão para a reforma e um terceiro que declara patrimônio histórico o parque aquático, a capela de Nossa Senhora das Vitórias e a fachada da Colina, componentes históricos do complexo de São Januário.

A comissão estabelecida tem a promessa de agilizar os processos de venda e outras burocracias entre Vasco, Prefeitura e outros participantes. Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes e representante do município nessa intermediação com o clube, explica:

“O prefeito criou uma comissão específica só pra tratar dos processos dessa operação de consórcio urbanístico do Vasco. Quem comprar o potencial construtivo do Vasco vai saber que tem um grupo específico, uma comissão específica pra que esse processo aconteça com velocidade. Para os imobiliários, isso é uma baita vantagem. Tudo que for Prefeitura, essa comissão vai tratar.”

O Vasco ainda não estabeleceu um cronograma para iniciar a reforma, cenário que deve mudar conforme forem assinados os primeiros contratos de venda do potencial. O clube já está em negociações avançadas para adquirir uma parte dele e possui autonomia para determinar o momento adequado (com as devidas autorizações e permissões) para começar as obras, que também incluirão um retorno para as proximidades do estádio. Uma das maiores inquietações é o tráfego na área, que necessita de aprimoramentos estruturais.

A Prefeitura ainda receberá o projeto básico da reforma. O limite de 180 dias após a aprovação da lei, que na realidade já se esgotou, não será um obstáculo, pois clube e prefeitura mantêm comunicação contínua.

Débora Figueiredo

Recent Posts

A declaração de Haaland, do Manchester City, sobre Yamal, do Barcelona

Lamine Yamal foi protagonista de uma das partidas mais eletrizantes da atual edição da Liga…

5 minutos ago

Título Mundial do Corinthians ganha documentário; veja como assistir

Em meio a um calendário repleto de homenagens, o Corinthians será novamente exaltado em 2025…

10 minutos ago

Reforços de mais de R$ 320 milhões mantém seca no Palmeiras

Apesar da boa fase vivida pelo Palmeiras dentro das competições, dois dos reforços mais caros…

15 minutos ago

Casagrande tem seu nome favorito para comandar a Seleção Brasileira

A possibilidade de Abel Ferreira assumir o comando da Seleção Brasileira tem gerado debates nos…

20 minutos ago

Conheça os surfistas que marcaram a história do esporte nas ondas

O mundo do surfe é recheado de lendas que vão de nomes como Kelly Slater,…

22 minutos ago

A declaração de Paiva direcionada a Jeffinho, do Botafogo

O reencontro de Jeffinho com a equipe titular do Botafogo marcou um capítulo expressivo na…

30 minutos ago