Real Madrid

A declaração de Carlos Eduardo Mansur direcionada a Vini Jr, do Real Madrid

NNa última terça-feira (17), Vinícius Júnior chegou ao topo do mundo e foi eleito o melhor jogador do planeta pelo prêmio FIFA The Best 2024. Em cerimônia realizada em Doha, no Catar, o atacante do Real Madrid viu seus esforços na temporada e seu talento serem, enfim, serem reconhecidos e premiados.

Cria do Flamengo, Vini Jr foi o sexto jogador brasileiro a conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA, conquista que não vinha para o Brasil desde 2007, quando Kaká recebeu o troféu. Além de Vinícius e Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Romário e Rivaldo receberam as honrarias.

Após o resultado, o jornalista Carlos Eduardo Mansur deu uma belíssima declaração sobre a trajetória do atacante, que superou injustiças, encarou o racismo e liderou a luta por igualdades de direito e, até hoje, é vítima de crime de injúria racial.

Veja a declaração de Mansur

“Vinicius chegou ao topo do mundo à sua maneira. E esta maneira estava longe de ser a mais confortável. O craque brasileiro não escolheu os atalhos.” “Vinicius não calou. Assumiu que sua responsabilidade ia além de jogar (muito) futebol. Enfrentaria as novas etapas de seu amadurecimento, a adaptação a um novo país, mas faria algo mais. Enquanto isso, prestaria um serviço à sociedade: emprestaria sua imagem, sua fama e sua voz a uma causa, falaria em nome de tantos jovens pretos que foram convencidos a não questionar o privilégio branco.” “Estava no palco da cerimônia da FIFA um jogador que jogou tanta bola ao mesmo tempo que lutava, desde muito jovem, por uma causa essencial para a sociedade, enfrentado a ira de uma elite branca que se viu desafiada como poucas vezes um jovem jogador preto ousou fazer. Assumir tantos desafios ao mesmo tempo seria peso demais para muitos atletas. Para Vinicius, não foi. O drible desconcertante nos racistas foi apenas mais uma de suas grandes jogadas. As que ele fez com a bola, renderam a ele o The Best. O corajoso desafio ao sistema, faz dele um símbolo de luta por igualdade.”

Vini Jr no FiFA The Best

Ao ser premiado no FIFA The Best, Vini Jr desbancou Rodri, volante do Manchester City, que em outubro foi o vecedor do Bola de Ouro, em decisão amplamente questionada e vista como ‘injusta’, principalmente se comparadas as temporadas de ambos os jogadores.

No discurso de agradecimento, o atacante do Real Madrid fez questão de citar as lutas que enfrentou desde o início da carreira e, além disso, rendeu agradecimentos ao Flamengo, clube que o revelou.

“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Ao meu time, que me fez chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, disse.

Paula Mattos

Recent Posts

Nos bastidores, CBF vira refém de Ancelotti

A tentativa de trazer Carlo Ancelotti para comandar a Seleção Brasileira acabou revelando não apenas…

2 minutos ago

Torcedor do Vasco é enquadrado por fãs da Lady Gaga

O clima de euforia pela chegada de Lady Gaga ao Rio de Janeiro rendeu um…

7 minutos ago

Artilheiro, ex-Cruzeiro é campeão na Europa

O atacante Arielson, natural de Rondônia e revelado pelas categorias de base do Cruzeiro, encerrou…

12 minutos ago

Em estreia de Cléber Xavier, Santos empata com o CRB

O Santos estreou com empate por 1 a 1 diante do CRB na noite de…

15 minutos ago

Polêmica com a nova camisa da Seleção pode obrigar Nike a criar camisa alternativa

A pouco mais de um ano para o início da Copa do Mundo de 2026,…

17 minutos ago

Vasco: a declaração de Felipe direcionada a Capasso

Após o empate entre Vasco e Operário, nesta quinta-feira (01), Felipe, técnico interino e diretor…

22 minutos ago