Escudo do Flamengo (Foto: Reprodução)
A história de Renan, ex-zagueiro da badalada “Geração 2000” do Flamengo, é marcada por reviravoltas. Companheiro de Vinícius Júnior nas categorias de base rubro-negras, ele decidiu se aposentar aos 19 anos para seguir um caminho diferente.
Hoje, aos 24, Renan é personal trainer e trabalha em um renomado centro de treinamento no Rio de Janeiro, conciliando a paixão pelo esporte com uma nova carreira.
Renan era titular de uma geração que permaneceu invicta por dois anos, entre 2014 e 2015. Apesar de não ter integrado a Seleção Brasileira Sub-15, era muito elogiado pelos profissionais que acompanhavam seu desempenho.
No entanto, a baixa estatura (1,77m) dificultou sua permanência como zagueiro. Forçado a atuar como volante ou lateral-direito, Renan enfrentou dificuldades para se adaptar e acabou perdendo espaço.
“Isso foi me desanimando aos poucos. Já não estava jogando tanto e, mesmo tentando em outros clubes menores, percebi que não atingiria o nível que desejava no futebol. Decidi parar e me dedicar aos estudos”, revelou Renan.
Em 2020, Renan ingressou na faculdade de Educação Física e concluiu o curso em 2023. Já formado, conquistou rapidamente seu lugar no mercado, dando aulas em academias e treinando clientes de destaque, como ex-jogadores e celebridades. Além disso, coordena um estúdio no Recreio dos Bandeirantes, onde desempenha papel de liderança.
“Hoje, estou muito satisfeito com minha decisão. Mesmo difícil, foi o melhor caminho. Não me arrependo nem um pouco de ter parado de jogar futebol”, afirmou.
Renan mantém contato esporádico com Vinícius Júnior, atualmente um dos maiores jogadores do mundo. Ele se orgulha do amigo e lembra com carinho da época em que atuavam juntos.
“Sempre soubemos que o Vini teria um futuro brilhante, mas ele superou todas as expectativas.”, disse Renan.
O Palmeiras iniciou a contagem regressiva para a sua participação na Copa do Mundo de…
Na estreia de Dorival Júnior como técnico do Corinthians, quem chamou atenção foi Talles Magno.…
A derrota do Ceará para o Palmeiras, por 1 a 0, na noite de quarta-feira…
Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…
Cléber Xavier deu início a sua trajetória como treinador do Santos, deixando claro que não…
Após se recuperar de um trauma no joelho direito, Lucas Moura deve voltar a figurar…