Botafogo

É oficial! Botafogo tem mais uma saída confirmada

O Cerro Porteño, do Paraguai, esperou a virada do Natal para presentear o torcedor com o retorno de Gatito Fernandéz “à casa” depois de mais de 10 anos. O goleiro deixa o Botafogo após oito temporadas para disputar titularidade na equipe paraguaia – onde iniciou sua carreira profissional.

O anúncio ocorreu na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, exatamente às 00h01 (de Brasília), como uma espécie de presente de papai Noel. “Gatito Fernandéz volta à casa”, oficializou o Club Cerro Porteño em suas redes sociais.

Gatito deixa o Botafogo com status de jogador estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa alvinegra. O vínculo entre as partes se encerra oficialmente no próximo dia 31 de dezembro.

Trajetória no Botafogo

O goleiro de 36 anos chegou ao Glorioso em janeiro de 2017 e fez parte de todo processo de retomada do clube às glórias conquistadas em 2024. Os laços se estreitaram e a identificação foi inegável, não à toa, se tornou o atleta estrangeiro com mais jogos disputados pelo clube: 218 no total. Gatito Fernandéz defendeu a camisa alvinegra por 19.399 minutos.

Apesar de só ter conquistado o primeiro título com o clube de General Severiano em 2018, Gatito foi premiado como ”melhor goleiro da Copa do Brasil” em sua primeira temporada no clube, em 2017.

Esteve com o Glorioso desde Série B à Copa Intercontinental da Fifa, disputada neste mês. O goleiro, contudo, havia perdido espaço para John durante a arrancada história para maior temporada da história do clube. Gatito disputou apenas 22 jogos em 2024.

Apesar do ‘rebaixamento’ à reserva, o goleiro tinha conversas com a diretoria alvinegra para extensão de contrato e, inclusive, vislumbrava a chance de manter-se com a camisa 1 na próxima temporada.

Retorno ao Cerro Porteño

Gatito e Cerro sempre estiveram ligados. O goleiro saiu das categorias de base do clube, estreou pelo profissional em 2007 e conquistou o primeiro título da carreira em 2009 – do campeonato nacional.

Retornou “à casa” em 2012 depois de passar por Estudiantes (ARG), Racing Club (ARG) e FC Utrcht (Países Baixos). Foi, inclusive, na equipe paraguaia que o goleiro se reencontrou com a boa fase e retornou à titularidade.

Chegada ao Brasil

A segunda passagem pelo Cerro Porteño durou dois anos, entre 2012 e 2014, até Gatito trocar o Paraguai pelo Brasil. Em 28 de julho, o goleiro foi contratado para ser reserva de Wilson no Vitória, mas precisou de poucos jogos para assumir titularidade no Rubro-Negro.

O goleiro se adaptou rapidamente ao Brasil e permaneceu no futebol brasileiro por uma década. Antes de assinar com o Botafogo, em 2017, Gatito ainda teve uma passagem significativa pelo Figueirense.

Ana Teixeira

Recent Posts

Palpites e Odds para Botafogo X Remo: Análise de Apostas no Brasileirão

O Botafogo recebe o Remo no Nilton Santos neste dia 2 de maio de 2026,…

3 dias ago

Palpites Vasco da Gama X Club Olimpia: Odds e Análises para a Sul-Americana

O líder do Grupo G defende sua invencibilidade em território brasileiro. O Club Olimpia viaja…

4 dias ago

Palpites e Cotações para Club Bolivar x Fluminense: Prognóstico da Libertadores

A pressão está subindo no Grupo C da CONMEBOL Libertadores. Club Bolivar e Fluminense entram…

4 dias ago

Palpites Botafogo X Independiente Petrolero: Odds e Análise para a Copa Sul-Americana

O Botafogo recebe o Independiente Petrolero em um confronto crucial pelo Grupo E da CONMEBOL…

6 dias ago

Palpites e Odds para PSG X Bayern Munich: Semifinal da Champions League

O clima de decisão toma conta do Parc des Princes no dia 28 de abril,…

6 dias ago

Palpites e Odds para Botafogo X Internacional: Previsões do Brasileirão 2026

A bola rola no dia 25 de abril, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio…

1 semana ago