Olimpíadas

Cidade do Paraguai se candidata para sediar Jogos Pan Americanos

A disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 ganhou mais um concorrente nesta quinta-feira, quando Assunção, a capital do Paraguai, anunciou oficialmente sua candidatura para sediar o evento. 

A cidade sul-americana entra na corrida contra duas candidaturas brasileiras: uma de São Paulo e outra que une Rio de Janeiro e Niterói. A decisão sobre qual cidade será a sede será tomada em agosto de 2025, e Assunção já se prepara para essa importante competição.

A candidatura paraguaia e o apoio presidencial

Em uma postagem nas redes sociais, o presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Perez, anunciou a candidatura da cidade, ao lado do presidente do Paraguai, Santiago Peña.

 “Hoje damos um grande passo para o esporte paraguaio. Agradecemos ao presidente Santiago Peña por assinar a carta de garantia que respalda nossa candidatura para ser sede dos Jogos Pan-Americanos 2031”, declarou Perez. 

Com isso, Assunção reforça seu compromisso com o desenvolvimento do esporte no país, além de aumentar suas chances de conquistar a confiança do Comitê Olímpico Pan-Americano.

Desafios pela frente: concorrência com o Brasil

Vale destacar que Assunção já participou da disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027, mas perdeu para Lima, no Peru. Dessa maneira, a capital paraguaia agora se prepara para uma nova chance, dessa vez em 2031. 

A escolha entre as cidades brasileiras será feita pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que definirá até 29 de janeiro qual cidade representará o país. São Paulo e a candidatura conjunta entre Rio de Janeiro e Niterói disputam a vaga para concorrer com Assunção.

Futuro dos Jogos Pan-Americanos

A escolha da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será decisiva para o desenvolvimento e visibilidade do esporte na região. Isso porque a organização de um evento dessa magnitude tem o poder de transformar a infraestrutura local, impulsionar o turismo e fortalecer a cultura esportiva. Por isso, a disputa entre as cidades sul-americanas promete ser acirrada e cheia de desafios.

Com isso, a capital paraguaia entra na competição com grandes expectativas e um plano sólido para alcançar seu objetivo: sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. 

Logo, o futuro do esporte na América Latina pode ganhar um importante aliado caso Assunção seja escolhida como sede do evento.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

As estratégias do Palmeiras pra não perder Abel Ferreira para a seleção

O nome de Abel Ferreira voltou a ganhar força nos bastidores da Confederação Brasileira de…

1 hora ago

Em fase ruim, Guilherme busca ajuda fora do Santos

Vivendo um momento técnico delicado, o atacante Guilherme tem enfrentado uma série de desafios dentro…

1 hora ago

Raphinha ganha destaque em jornais europeus

Barcelona e Inter de Milão protagonizaram um confronto emocionante na ida da semifinal da Champions…

1 hora ago

Essas seleções também usaram uniformes fora dos padrões

A CBF foi clara ao afirmar que seguirá o estatuto, que determina o uso exclusivo…

1 hora ago

Raphinha manda forte recado para o time do Barcelona

Barcelona e Inter de Milão fizeram um duelo movimentado nesta quarta-feira (30 de abril), no…

1 hora ago

Mesmo após vitória, torcida do Palmeiras faz pedido inusitado

O Palmeiras largou na frente na terceira fase da Copa Betano do Brasil ao vencer…

1 hora ago