Gabriel Milito durante a partida entre Grêmio e Atlético-MG pelo Brasileirão 2024 (Foto: Pedro Souza/Atlético)
Com a ascensão dos trabalhos dos portugueses Jorge Jesus, no Flamengo, e Abel Ferreira, no Palmeiras, cada vez mais treinadores estrangeiros têm sido procurados para assumir os clubes brasileiros.
Com o aumento da prática, o Gávea News reuniu uma lista de treinadores estrangeiros que já treinaram o Atlético-MG a partir de 2019.
Quem abre a lista de treinadores estrangeiros que já treinaram o Atlético-MG é o venezuelano Rafael Dudamel, contratado em janeiro de 2020. Antes de completar dois meses de trabalho, ele foi demitido após 10 jogos. Foram 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, um aproveitamento de 53,4%.
Substituto imediato de Dudamel no Galo, o argentino Jorge Sampaoli ficou no cargo até o começo de 2021. Foram 45 jogos comandando o Alvinegro, com 25 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, até se transferir para o Olympique de Marseille, da França. À frente do clube conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e se classificou para a Libertadores do ano seguinte.
No início de 2022, o Atlético contratou o técnico argentino Antônio “Turco” Mohamed, que ficou pouco mais de 6 meses no cargo. No comando do Alvinegro, ele somou 45 jogos, com 27 vitórias, 13 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 69,6%. Na época, as atuações ruins no Brasileirão e a eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil foram fatores cruciais para a queda dele.
Contratado para assumir o Galo ao fim de 2022, o argentino Eduardo Coudet é mais um treinador estrangeiro que já treinou o Atlético-MG. Ele ficou no comando da equipe por 35 jogos, onde acumulou 21 vitórias, 6 derrotas e 8 empates. Ele foi campeão mineiro com o clube, mas entrou em rota de colisão com a diretoria após criticar a falta de investimento da diretoria e dos mecenas atleticanos
Contratado em março de 2024, o técnico argentino substituiu Felipão no comando do Atlético-MG, que era muito criticado pela torcida. Ao longo da temporada, Milito levou o Alvinegro para as finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, mas não conquistou nenhuma das duas competições. O treinador caiu depois que o Galo foi derrotado para o Vasco na reta final do Brasileirão, que caracterizou o décimo segundo jogo sem vencer da equipe. Milito comandou o time em 62 partidas, com 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas, um aproveitamento de 47,84%.
O Flamengo divulgou a lista de relacionados para o confronto com o São Paulo, pela…
A Conmebol abriu, nesta terça-feira (04 de novembro), a venda de ingressos ao público geral…
O julgamento do atacante Bruno Henrique, do Flamengo, já tem nova data definida pelo Superior…
A ausência do zagueiro Léo Ortiz entre os convocados da Seleção Brasileira voltou a ser…
Com o planejamento logístico traçado para a final da Copa Libertadores, o Flamengo decidiu colocar…
A Agência de Prevenção da Violência no Esporte (Aprevide) puniu o Racing após o uso…