Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)
Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.
Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do Botafogo no mercado da bola.
Depois de vestir a camisa do Botafogo durante oito temporadas, o goleiro paraguaio Gatito Fernández se despediu do clube e rumou para o Cerro Porteño, do Paraguai. Com a chegada de Jhon Victor, o jogador teve pouco espaço no Alvinegro e atuou apenas 22 vezes em 2024.
O lateral de 34 anos se aposentou do futebol e deu adeus ao Botafogo com o fim de 2024. No ano passado, ele entrou em campo apenas 4 vezes. Ao todo, pelo Alvinegro ele fez 40 partidas, sem gols ou assistências.
O defensor estava emprestado pelo Lyon, da França, e retornou ao clube com o fim de 2024. Ele chegou no meio da temporada e foi um dos suplentes da zaga titular, formada por Bastos e Alexander Barboza.
Outro defensor que viu o contrato com o Botafogo se encerrar ao fim de 2024. Ele retorna ao Flamengo depois de ter entrado em campo apenas uma vez pelo Glorioso.
Peça importante em 2023, Marçal foi menos utilizado durante a última temporada. O lateral de 35 anos encerrou o vínculo com o Botafogo com o fim de 2024 e agora segue negociando para defender outra equipe.
Formado nas categorias de base do Botafogo, o lateral-esquerdo de 23 anos atuou em 33 partidas, marcou 2 gols e deu 7 assistências na última temporada. Ele seguiu para o Vitória, de Salvador, por empréstimo.
Reserva dos titulares Gregore e Marlon Freitas, Tchê Tchê não renovou com o Botafogo e seguiu para o Vasco da Gama. Embora não tenha sido anunciado oficialmente, o jogador já tem tudo acertado para ser um dos jogadores que estarão à disposição do treinador Fábio Carille.
Um dos meio-campistas mais importantes do Botafogo durante 2023, graças a uma lesão terminou no fim da fila do elenco. Com o pouco espaço, não renovou contrato e acabou se transferindo para o Cruzeiro.
O meia paraguaio é mais um dos atletas que se despediram do Botafogo com o fim de 2024. Contratado para ser o cérebro do meio de campo botafoguense, ele não conseguiu se firmar e ficou na geladeira na reta final do ano. Romero fez 27 gols, marcou um gol e deu cinco assistências pelo Glorioso.
O treinador português entrou em rota de colisão com a diretoria do Botafogo após a Copa Intercontinental. Ele esperava uma valorização salarial por conta das conquistas da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro, mas não a recebeu. Assim, encerrou o vínculo com o Glorioso e assinou com o Al Rayyan, do Catar.
Um dos destaques do ano botafoguense, o meia argentino Thiago Almada informou a diretoria que quer se transferir para o Lyon, da França. Embora a transferência ainda não tenha sido confirmada, é o destino mais provável do atleta, caso não aconteça uma venda para outra equipe.
Eleito “Rei da América” pela grande temporada entre Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América, o camisa 7 botafoguense é mais um que quer se transferir para a Europa. A diretoria embora não descarte uma saída, quer vendê-lo por pelo menos 60 milhões de euros, cerca de 381 milhões de reais.
Joia das categorias de base do Santos, o “Menino da Vila” é um dos maiores desejos de John Textor. O estadunidense chegou a oferecer Tiquinho Soares mais 14 milhões de euros, cerca de 90 milhões de reais, pela contratação do jogador, mas ainda não selou um acordo com a equipe paulista.
Cotado para ser substituto de Thiago Almada, o camisa 10 do Dínamo de Moscou, Bitello, tem o interesse de voltar ao Brasil. Por conta da crise entre Rússia e Ucrânia, o jogador vê com bons olhos voltar ao futebol brasileiro. No entanto, a equipe russa tem feito jogo duro, ela já recusou duas propostas: a primeira de 10 milhões de euros e a segunda de 13 milhões de euros. No entanto, o Botafogo não desistiu do avanço e deve tentar outra investida.
Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, o jovem meio-campista tem sido um dos destaques do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e entrou no radar do Botafogo.
Com contrato até o meio de 2026, o meia-atacante paraguaio do Newcastle, da Inglaterra, é outro alvo para reforçar o Botafogo. No entanto, as partes ainda não se ajustaram pela negociação.
Outro que despertou o interesse do Botafogo é o atacante espanhol Iker Muniain. Ele chegou ao San Lorenzo, da Argentina, na última temporada, marcou 3 gols e deu uma assistência em 12 jogos com a camisa do clube argentino. Embora haja o interesse não foi feita nenhuma proposta.
Muiticampeão com o América do México, o treinador entrou na mira do Botafogo para substituir Artur Jorge. No entanto, após ser entrevistado pela diretoria alvinegra, ele recusou a proposta para continuar no time mexicano.
O que antes era motivo de dor de cabeça para a torcida, agora virou trunfo:…
Um dos maiores ídolos recentes do clube Flamengo, Arrascaeta estaria no radar do Cruzeiro para…
Às vésperas de reencontrar o clube onde se tornou ídolo, Gabigol emocionou a torcida ao…
O Cruzeiro já dá sinais claros de como pretende encarar o Flamengo no próximo domingo…
A possibilidade de a Seleção Brasileira adotar um uniforme vermelho como segunda opção para a…
Em meio a uma atuação coletiva irregular, Nuno Moreira tem se destacado de maneira contundente…