Bandeira do Athletico na Arena da Baixada José (Foto: José Tramontin/Athletico)
Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.
Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do Athletico Paranaense no mercado da bola.
O Athletico entrou em um acordo com o Bahia para a venda dos direitos econômicos do meio-campista Erick. Ele foi para o Esquadrão de Aço por 4,5 milhões de euros, cerca de 29 milhões de reais, e assinou contrato válido por cinco anos.
Mais um jogador negociado pela diretoria de Mario Celso Petraglia. Christian deixou o Furacão e foi para o Cruzeiro em uma negociação que girou em torno de 2,7 milhões de euros, cerca de 17,5 milhões de reais, e assinou por três temporadas.
O volante de 32 anos não teve o contrato de empréstimo renovado com o Athletico e retornou ao Internacional. Na última temporada, fez 30 jogos, marcou 1 gol e deu 3 assistências pelo Furacão.
Bruno Praxedes é mais um jogador que não vai permanecer no Furacão para a disputa da Série B. Ele chegou com a temporada passada em andamento, entrou em campo apenas 8 vezes e foi devolvido ao Bragantino.
Ídolo athleticano, Nikão não entrou em um acordo com a diretoria para renovar o contrato e permanecer para tentar o acesso à Série A. Ao fim de 2024, o vínculo expirou e ele está livre no mercado.
Com pouco espaço desde que chegou ao Athletico em setembro de 2024, o zagueiro de 23 anos teve o contrato de empréstimo rescindido e retornou ao Bahia. Na curta passagem, ele entrou em campo apenas uma vez, na segunda etapa da derrota por 2 a 1 para o São Paulo.
Mais um atleta que não conseguiu se firmar entre os titulares do Athletico Paranaense e que teve o contrato rescindido. O meia de 24 anos estava emprestado pelo Maringá até maio de 2025, mas retornou ao clube de origem. Pelo Furacão, fez 9 jogos, não marcou gols ou de assistências.
O lateral-direito de 29 anos foi um dos destaques positivos do Athletico na última temporada e com a reformulação do elenco para a disputa da Série B, vinha recebendo propostas de diversos clubes. Ele foi emprestado para o Santos até o fim de 2025, com opção de compra fixada em contrato.
Com passagens pelo Vasco da Gama e Bragantino, o volante de 28 anos desembarcou em Curitiba e assinou contrato por três temporadas com o Furacão. Ele se reencontra com Mauricio Barbieri, com quem trabalhou durante a passagem pelo Massa Bruta. Lá, ele fez 133 jogos e marcou 3 gols.
Mesmo com o rebaixamento do Atlético-GO, o atacante Luiz Fernando se destacou. Em 53 jogos na última temporada, ele marcou 21 gols. O jogador de 28 anos acumula passagens por Botafogo e Grêmio e agora chega ao Athletico.
O lateral-direito Hayen Palacios é mais um jogador a reforçar o Athletico para a temporada. Ele estava no Fortaleza, da Colômbia, tem 25 anos e assina por duas temporadas.
Formado nas categorias de base do Fluminense, Léo foi transformado em zagueiro pelo técnico Fernando Diniz, no São Paulo. Com uma ideia parecida de jogo, o técnico Mauricio Barbieri deve aproveitar da qualidade de passe do jogador, com quem trabalhou no Vasco. Os direitos econômicos dele foram adquiridos por 9 milhões de reais.
O volante Falcão é mais um reforço do Furacão para a temporada. O atleta de 26 anos estava no CRB e assinou contrato válido até o fim de 2027.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…