Flamengo

FERJ promove mudanças no VAR do Campeonato Carioca

O Campeonato Carioca de 2025 promete ser mais dinâmico e com menos polêmica. A poucos dias do início do torneio, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou mudanças importantes no uso do VAR (árbitro de vídeo), visando tornar as partidas mais justas e aumentar a transparência nas decisões.

O que muda nas regras do VAR?

A principal alteração para este ano envolve os lances de impedimento. Com a nova regra, a linha de impedimento será engrossada, passando de 6cm para 12cm, beneficiando mais os atacantes. A FERJ explicou que a mudança visa acabar com impedimentos extremamente ajustados, garantindo mais gols e jogadas ofensivas. 

“Dentro desse cenário, não teremos mais um ‘pezinho x ombrinho’, fortalecendo o conceito de mesma linha”, destacou a federação.

Essa decisão tem o potencial de impactar diretamente o andamento das partidas, oferecendo aos times mais margem para realizar jogadas de ataque e finalizações. 

Cabe ressaltar que, em caso de sobreposição de linhas, o jogador em posição de ataque será considerado em posição legal, o que pode gerar mais gols e aumentar a emoção das partidas.

Novas diretrizes para o VAR

Além da modificação na linha de impedimento, a FERJ anunciou outras mudanças importantes. A partir de agora, a parada do tempo nas revisões do VAR não será mais adicionada aos acréscimos. 

Dessa maneira, o árbitro parará o cronômetro durante todas as intervenções, sem que o tempo seja compensado no final do jogo.

Além disso, a imagem da revisão do árbitro será exibida para os torcedores apenas após a decisão ser tomada. Antes disso, será apresentada uma tela com informações sobre o que está sendo checado no lance.

VAR para todos os jogos do Carioca

Uma mudança significativa é que, pela primeira vez, todos os jogos do Campeonato Carioca contarão com o VAR. Nos anos anteriores, apenas os clássicos e as partidas a partir das semifinais tinham o árbitro de vídeo. 

Em 2023, após reclamações de equipes, como o Vasco, em relação à arbitragem, a medida foi ampliada, garantindo a presença do VAR em todas as partidas dos grandes clubes do Rio, a partir da sexta rodada da Taça Guanabara.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Torcida aponta culpado pela lesão de Savarino, do Botafogo

Na noite de quarta-feira (30 de abril), o Botafogo não teve dificuldades para construir uma…

4 minutos ago

Que torcida é essa? Torcedores do Flamengo esgotam ingressos em poucos minutos

A paixão da torcida do Flamengo nunca foi questionada, e mais uma vez, ela se…

9 minutos ago

Combinou? Essa foi a reação da torcida com Dorival Júnior após a vitória do Corinthians

O Corinthians deu um passo importante na busca por uma vaga nas oitavas de final…

14 minutos ago

Time da Série A vai investir caminhão de dinheiro em nova tecnologia

O Mirassol adotou uma medida inovadora para potencializar o desempenho de seus jogadores na atual…

19 minutos ago

Atacante foi tirado da lista de relacionados do Flamengo e o motivo verdadeiro foi revelado

Na noite desta quarta-feira (30), o Flamengo anunciou a lista de relacionados para o jogo…

24 minutos ago

Renato Gaúcho atualiza sobre a lesão de Germán Cano, do Fluminense

Não foram só as vaias e o desempenho abaixo da crítica que chamou atenção na…

34 minutos ago