Taça da Copinha de Futebol (Foto: Rodrigo Corsi/FPF-SP)
O jogo entre Dourados-MS e Falcon-SE, agendado para esta sexta-feira (10), às 13h, em Itaquaquecetuba, pela rodada final do Grupo 28 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, enfrenta uma controvérsia antes mesmo do início. O clube sul-mato-grossense denunciou uma suposta tentativa de manipulação de resultados, fato que atraiu a atenção da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Na quinta-feira (9), o Dourados apresentou uma denúncia formal. No pedido, alegou que o técnico da equipe, Alessandro dos Santos, teria sido abordado por um indivíduo com o intuito de facilitar a vitória do Falcon-SE. A proposta beneficiaria o time sergipano, que ainda concorre a uma vaga na próxima fase, enquanto o Dourados já está eliminado do torneio.
Conforme o presidente do Esporte Clube Embu-Guaçu, parceiro do Dourados, o técnico Alessandro dos Santos recebeu, na quarta-feira (8), uma ligação de um desconhecido, identificado como Anderson Monteiro. De acordo com o ‘GE’, a abordagem consistia em uma oferta para influenciar o resultado do jogo a favor do Falcon. A proposta foi imediatamente rejeitada, e o caso foi reportado ao delegado da sede, além da FPF.
A Federação Paulista de Futebol confirmou o conhecimento do ocorrido. Assim sendo, acionou a Polícia Civil e a Stats Perform Integrity, empresa especializada no monitoramento de casas de apostas. A entidade também reafirmou seu compromisso no combate à manipulação de resultados por meio de ações preventivas, como palestras e monitoramento em tempo real das competições.
Em nota oficial, a FPF destacou sua atuação desde 2015 com a criação do Comitê de Integridade e reforçou a parceria com a SIGA, organização internacional de integridade esportiva, para intensificar o controle nas competições.
Por outro lado, o Falcon Futebol Clube negou qualquer envolvimento e expressou repúdio à tentativa de manipulação. O clube informou que, assim que soube da denúncia, agiu em conjunto com o Dourados e notificou o departamento jurídico da FPF. A diretoria do Falcon reforçou o compromisso com a ética e se colocou à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
Com quatro pontos conquistados, o Falcon-SE divide a liderança do Grupo 28 com o Vila Nova-GO e necessita de pelo menos um empate para se classificar. Simultaneamente, o Vila Nova enfrenta o Aster Itaquá, terceiro colocado, em busca da outra vaga na próxima fase da Copinha.
É válido ressaltar que a FPF segue investigando o caso para garantir a integridade da competição. Portanto, as autoridades competentes trabalham para elucidar os fatos e assegurar a lisura do torneio.
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…
A caminho de Lima, no Peru, para a final da Copa Libertadores da América, um…
Após um período de sete meses afastado por questões de saúde mental, Tite prepara seu…
Atualmente no Sporting Cristal, Felipe Vizeu vive sua primeira experiência no futebol peruano desde agosto.…
A véspera da final da Libertadores de 2025 tem sido marcada por mobilizações dentro e…
Palmeiras e Flamengo se reencontram neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), para a…