Flamengo homenageia Gerson Canhotinha (Foto: Reprodução/Flamengo)
Gérson de Oliveira Nunes, conhecido como Canhotinha de Ouro, celebra neste sábado (11) seus 84 anos, marcando uma vida inteira dedicada ao futebol. Lenda do esporte e maestro da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1970, Gérson ficou eternizado por sua habilidade com a bola, precisão nos passes e lançamentos de sua perna canhota.
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Gérson iniciou sua carreira no Flamengo em 1959, clube pelo qual jogou até 1963. No rubro-negro, conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1961 e o Campeonato Carioca de 1963, disputando 152 partidas e marcando 86 gols.
Após se destacar com a camisa do Flamengo, transferiu-se para o Botafogo, onde viveu um dos períodos mais vitoriosos de sua carreira. No Alvinegro, levantou taças importantes, como o Campeonato Brasileiro de 1968, o Torneio Rio-São Paulo em 1964 e 1966, além dos títulos cariocas em 1967 e 1968.
Em 1969, Gérson passou a defender o São Paulo, sendo peça fundamental na equipe que conquistou os Campeonatos Paulistas de 1970 e 1971. A última etapa de sua carreira foi no Fluminense, clube pelo qual atuou entre 1972 e 1974, encerrando sua trajetória nos gramados com o título do Campeonato Carioca de 1973.
Com a Seleção Brasileira, Gérson escreveu seu nome na história ao ser uma das principais figuras da equipe tricampeã mundial no México, em 1970. No jogo final contra a Itália, marcou o segundo gol brasileiro na vitória por 4 a 1, consolidando o título e o domínio do Brasil no futebol mundial.
Em homenagem à data, o Flamengo destacou a contribuição de Gérson ao clube e à história do futebol. “Gérson, o Canhotinha de Ouro, completa 84 anos hoje! Com o Manto Sagrado, ele foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1961 e do Campeonato Carioca de 1963. Foram 152 jogos disputados e 86 gols marcados pelo Mais Querido. Parabéns, felicidades e SRN!”, declarou o clube.
A noite de segunda-feira foi de estreias. O Flamengo entrou em campo pela primeira vez…
O Flamengo estreou com vitória na Copa do Mundo de Clubes. Diante do Espérance, da…
Luiz Henrique, ex-jogador revelado pelas categorias de base do Botafogo, analisou recentemente um hipotético duelo…
O MetLife Stadium recebe a última estreia de um brasileiro na Copa do Mundo de…
O Flamengo estreou com o pé direito no Mundial de Clubes. Na noite de segunda-feira…
O Flamengo iniciou sua participação no grupo D do Mundial de Clubes com uma vitória…