Paulo Henrique Ganso durante jogo do Fluminense (Foto: Reprodução/Fluminense)
O meio-campista Paulo Henrique Ganso, do Fluminense, foi diagnosticado com uma miocardite (inflamação no músculo do coração) durante os exames de pré-temporada do clube. O jogador, que não apresenta sintomas, ficará afastado das atividades físicas e será reavaliado em quatro semanas.
Após a divulgação do diagnóstico, Ganso recebeu diversas mensagens de apoio da torcida tricolor e de pessoas ligadas ao futebol. Neste domingo (19), o camisa 10 utilizou suas redes sociais para agradecer o carinho recebido.
“Passando para agradecer a todas as mensagens de carinho, apoio e força! Deus já cuidou de cada detalhe desde o diagnóstico até a cura”, escreveu o jogador.
O Fluminense informou que Ganso será monitorado de perto pelo departamento médico e seguirá em tratamento até sua próxima avaliação. Caso não haja complicações, ele poderá retornar gradualmente às atividades com o restante do elenco.
A miocardite pode se manifestar de forma aguda, crônica ou fulminante. Em alguns casos, pode ser assintomática e regredir espontaneamente.
No entanto, em situações mais graves, pode comprometer a capacidade do coração de bombear sangue, causando insuficiência cardíaca. Os sintomas podem incluir dor no peito, fadiga, inchaço nas pernas, falta de ar, arritmia e até sinais semelhantes aos de um ataque cardíaco.
O caso de Ganso se assemelha ao do lateral-esquerdo Alphonso Davies, do Bayern de Munique, que foi diagnosticado com miocardite em 2022 e ficou afastado por dois meses antes de retornar aos gramados.
O Fluminense seguirá acompanhando a evolução do jogador e novas atualizações devem ser divulgadas após sua reavaliação médica no próximo mês.
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (5), às 21h30, para enfrentar o São Paulo,…
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (4) os detalhes da final da Copa Libertadores 2025 entre…
Em passagem pelo Brasil para compromissos ligados ao meio ambiente, o príncipe William esteve no…
Flamengo e Filipe Luís seguem alinhados no desejo de continuidade do trabalho, mas ainda não…
A sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, passou a receber…
Após cinco partidas fora de ação, De La Cruz voltou a iniciar um jogo pelo…