Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)
O Cruzeiro foi um dos times que mais se movimentaram no mercado da bola durante esta janela de transferências. Se por lado chamou atenção por várias contratações badaladas, que incluíram as chegadas dos atacantes Yannick Bolasie, Dudu e Gabigol, por outro, ele também negociou a saída de muitos atletas.
O planejamento do departamento de futebol identifico aqueles que não estariam mais nos planos do técnico Fernando Diniz e que poderiam gerar fluxo de caixa e foi preciso para faturar milhões de reais para os cofres do clube. O Gávea News reuniu todas as negociações que o Cruzeiro fez na primeira janela do ano e você pode conferir todas elas.
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, o meia Matheus Xavier foi o camisa 10 do sub-20 por muito tempo. Ele chegou a fazer a transição para os profissionais e atuou em três partidas, em 2022. Na última temporada, fez 48 partidas, marcou dois gols e deu uma assistência. Com o contrato até o fim de 2025 e a ciência que Fernando Diniz não o utilizaria, ele rescindiu o contrato e se transferiu para o Ferroviário, do Ceará, e manteve parte dos direitos econômicos do atleta.
O zagueiro de 28 anos foi emprestado duas vezes na última temporada, para Valladolid, da Espanha, e Kyoto Sanga, do Japão. Fora dos planos da comissão técnica, o Cruzeiro rescindiu com Lucas Oliveira e ele acertou com o Vasco da Gama. Embora a Raposa não tenha recebido dinheiro pela saída, ela manteve 30% dos direitos econômicos do defensor, pensando em uma venda futura.
O meia-atacante de 26 anos fez parte do grupo comandado por Fernando Diniz na última temporada e acabou sendo negociado com o Shanghai Port, da China. Embora os valores exatos que a saída dele rendeu, se sabe que junto da venda de Matheus Davó ao Mirassol, rendeu 5 milhões de reais ao Cruzeiro.
O centroavante passou a última temporada emprestado para o América-MG e antes de ser reintegrado ao elenco cruzeirense, o clube o negociou com o Mirassol. Junto de Mateus Vital, a transação rendeu 5 milhões de reais à Raposa.
Com contrato até o fim de 2025 com o Cruzeiro, o volante também foi negociado com o Mirassol. A Raposa embolsou cerca de 500 mil reais com a ida dele para a o time paulista.
O centroavante conhecido como Papagaio foi negociado em definitivo com o Kyoto Sanga. Na última temporada ele esteve emprestado à equipe japonesa e teve os direitos econômicos negociados por 1,5 milhão de dólares, cerca de 8,6 milhões de reais.
A maior venda dessa janela de transferências do Cruzeiro foi do atacante Robert ao Copenhagen, da Dinamarca. O clube dinamarquês exerceu o direito de compra e pagou 2,5 milhões de euros, cerca de 15,7 milhões de reais. A Raposa ainda manteve 15% dos direitos econômicos do atleta.
Flamengo e Internacional protagonizarão mais um duelo marcante na Copa Libertadores da América, e a…
A noite de 6 de agosto de 2025 será lembrada por muito tempo pelos torcedores…
Mesmo com vitória no tempo normal, o Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil na…
Após a eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil, o volante…
A vitória do Atlético sobre o Flamengo, na Arena MRV, que garantiu vaga nas quartas…
A contratação de Jorge Carrascal pelo Flamengo movimentou os bastidores do futebol sul-americano. E quem…