Brasil

A declaração de Cafu direcionada a Tite

Marcos Evangelista de Morais, conhecido por Cafu, alcançou quase todas as glórias que o futebol pode oferecer a um jogador. Aos 54 anos, o capitão da seleção que se sagrou pentacampeã e agora deseja contribuir para transformar a percepção do futebol brasileiro, que, segundo ele, foi prejudicada desde a conquista do título em 2002.

“O primeiro momento é fazer com que o Brasil volte a ser respeitado nas Confederações, na Fifa e mundialmente. Acho que esse é o principal de tudo, porque matéria-prima nós temos, jogador nós temos, talento nós temos. O que nós precisamos é dar tranquilidade para esses talentos, para que eles possam desenvolver o que eles sabem fazer, jogar futebol.” , disse Cafu.

“Depois de tudo que acabou acontecendo, a falta de transparência, anunciar um treinador que nós sabíamos que não viria para a seleção brasileira, a demora de anunciar um treinador depois que o Tite já tinha se desligado, acho que essa falta de informação, essa falta de comunicação e algumas comunicações que acabaram não acontecendo, geraram um desgaste na CBF”, falou.

Cafu falou sobre o Tite

“Lembra que depois de 70, nós ficamos 24 anos sem conquistar título. E passamos com grandes jogadores na seleção brasileira também, com grandes treinadores que repetiram algumas Copas. Eu sempre costumo falar, sempre que existe uma derrota dentro de uma seleção brasileira, o maior culpado somos nós, os jogadores. O treinador, ele tem o esquema tático, ele tem o seu percentual de culpa, mas a maioria das vezes o culpado somos nós, porque somos nós que entramos dentro de campo. Você falou bem, o Tite ficou seis anos, não conseguiu um título, outros treinadores ficaram também oito anos e não conquistaram o título.”

Declaração sobre a dependência da Seleção em Neymar

Na opinião dele, a dependência do futebol de Neymar nos últimos anos foi a principal razão pela qual o Brasil ficou sem conquistas. Apesar disso, ele acredita que Neymar e a nova geração têm potencial para levar o país de volta ao topo do futebol mundial. Por essa razão, é contra a contratação de um técnico estrangeiro.

“Eu sigo o raciocínio de que precisa ser um treinador brasileiro. Nada contra os treinadores estrangeiros, pelo amor de Deus. Mas eu acho que o Brasil merece ganhar uma outra Copa do Mundo novamente com um treinador brasileiro. Nós sempre tivemos referências com treinadores brasileiros.” , começou falando, Cafu.

“Nós ficamos durante quase 14 anos dependentes de um único jogador, do Neymar. Nosso maior jogador, nosso maior ídolo, o jogador que nós sabemos que a qualquer momento poderia resolver o nosso problema. Me fala, qual que é o ídolo nacional hoje, depois do Neymar, no absoluto, mundial? Depois do Neymar nós não tivemos um ídolo.”

“O Neymar foi o nosso último ídolo. E durante 14 anos nós ficamos dependentes do que o Neymar fazia. E a gente sabe que se você ficar dependente de um único jogador, você não vai ganhar uma Copa do Mundo. É impossível. Você não ganha a Copa do Mundo dependendo de um único jogador” – concluiu o craque.

Michel Camargo

Recent Posts

Vídeo: Eduardo Bandeira, ex-presidente do Flamengo, é ovacionado por torcedores antes da final da Libertadores

Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…

5 minutos ago

Ônibus de torcedores do Flamengo rumo à final da Libertadores é parado por policiais

A caminho de Lima, no Peru, para a final da Copa Libertadores da América, um…

15 minutos ago

Ex-técnico do Flamengo recebe proposta para treinar time na Europa

Após um período de sete meses afastado por questões de saúde mental, Tite prepara seu…

35 minutos ago

Cria do Flamengo dá declaração antes da final da Libertadores: “eu sou apaixonado…”

Atualmente no Sporting Cristal, Felipe Vizeu vive sua primeira experiência no futebol peruano desde agosto.…

45 minutos ago

Ídolo do Flamengo, Leandro se emociona ao mandar recado para os jogadores antes da Libertadores

A véspera da final da Libertadores de 2025 tem sido marcada por mobilizações dentro e…

55 minutos ago

Onde assistir Flamengo x Palmeiras pela final da Libertadores

Palmeiras e Flamengo se reencontram neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), para a…

1 hora ago