Jogos Pan-Americanos (Foto: Reprodução)
O Brasil deu um passo importante na corrida para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira com os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, para discutir a candidatura conjunta das duas cidades.
Além de reforçar o apoio ao projeto, Lula assinou uma carta oficial destinada à PanAm Sports, entidade responsável pelo evento, destacando a estrutura já existente e o entusiasmo do povo brasileiro pelo esporte.
Sendo assim, a candidatura nacional ganha força, especialmente após a desistência de São Paulo da disputa.
Após o encontro com Lula, Eduardo Paes e Rodrigo Neves demonstraram otimismo com a candidatura, ressaltando que o Rio e Niterói já contam com cerca de 80% da infraestrutura necessária para receber o Pan-Americano.
Isso porque as instalações utilizadas nos Jogos de 2007 e nas Olimpíadas de 2016 ainda estão em condições de uso, o que representa uma vantagem competitiva contra Assunção, no Paraguai, a principal rival na disputa pela sede do evento.
“O presidente ressaltou que a gente já tem quase 80% da infraestrutura pronta para realizar os Jogos Pan-Americanos no Rio e em Niterói. E também ressaltou a importância de fazer esse evento conjuntamente, porque isso reflete uma tendência dos eventos esportivos internacionais, porque torna o evento mais sustentável.”, afirmou Rodrigo Neves.
A carta assinada por Lula será enviada ao presidente da PanAm Sports, Neven Ilic, reforçando a candidatura brasileira. O documento menciona o histórico positivo do país no Pan, tanto na organização quanto no desempenho esportivo, por isso a escolha do Brasil se tornaria um caminho natural para o evento de 2031.
Vale destacar que, nesta quarta-feira, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizará uma assembleia para decidir se oficializa a candidatura perante a PanAm Sports. O prazo final para inscrição termina em 31 de janeiro, e a cidade-sede será anunciada em agosto.
Desse jeito, o caminho ficou ainda mais favorável para Rio e Niterói depois que São Paulo decidiu sair da disputa. Segundo a prefeitura paulistana, houve um entendimento de que a estrutura carioca está mais avançada, o que torna a candidatura do Rio mais viável.
Com isso, o Brasil fortalece sua posição na corrida pelo Pan 2031, agora com respaldo do governo federal. Resta saber se o COB confirmará a candidatura e se a PanAm Sports verá o projeto brasileiro como o mais atrativo para o evento.
A atuação de Pedro na partida contra o Espérance de Tunis, na segunda-feira (16), reacendeu…
Nesta terça-feira, 17 de junho, Monterrey X Inter de Milão se enfrentam pela 1ª rodada…
O Atlético-MG está em negociação para contratar o meia Reinier por empréstimo junto ao Real…
O Flamengo estreou com vitória no Mundial de Clubes ao derrotar o Espérance, da Tunísia,…
O Flamengo iniciou sua caminhada no Mundial de Clubes com uma vitória sólida diante do…
Durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes 2025, a Juventus iniciou conversas com…