Athletico-PR

Athletico emite nota oficial sobre Léo Pelé

O Athletico repudiou o racismo sofrido pelo zagueiro Léo durante o clássico Atletiba no último sábado (25), no Couto Pereira, pelo Campeonato Paranaense. O Rubro-Negro prestou apoio ao defensor da equipe através das redes sociais e garantiu que “está adotando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei”.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, aparentemente gravado pelo próprio agressor, é possível identificar insultos raciais direcionados ao zagueiro. O crime ocorreu no momento em que Léo deixava o gramado após ser punido com cartão vermelho, ainda no primeiro tempo do clássico.

“Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu macaco, seu preto. Aqui não, olha para cá, seu macaco”, proferiu o agressor que estava localizado no setor destinado aos torcedores do Coritiba.

Nota oficial do Athletico

“O Athletico tomou conhecimento do vídeo que circula na internet, no qual torcedores proferem injúrias raciais contra nosso atleta Léo durante o Athletiba deste sábado (25). O Athletico repudia veementemente qualquer ato de racismo, reafirmando que condutas dessa natureza são inaceitáveis e jamais serão toleradas.

O clube informa que está adotando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei. A prática de injúria racial é crime, equiparada ao racismo. A Lei Geral do Esporte também prevê punições severas para atos discriminatórios no ambiente esportivo, podendo resultar em sanções administrativas e até no banimento dos envolvidos.

O Athletico segue prestando total apoio ao atleta Léo. O compromisso do Athletico com a luta contra o racismo é inegociável, e o futebol deve ser um espaço de respeito, diversidade e inclusão”.

Zagueiro Léo se pronuncia

Léo tentou registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe) do Couto Pereira, mas não encontrou ninguém no local. Sendo assim, a denúncia deverá ser registrada nesta segunda-feira, dia 27.

A vítima se manifestou ainda na noite do último sábado (25) através de uma publicação nas redes sociais. “É inadmissível enfrentar tamanho desrespeito como o preconceito que sofri hoje no Atletiba. Racismo é crime! Não aceito e não deixarei passar”, iniciou.

“Vou tomar todas as medidas possíveis contra quem fez isso. Quem grita ofensa racista comete crime, mas quem escuta e finge que nada aconteceu também tem culpa. O silêncio alimenta o racismo, e isso precisa acabar. O futebol é para todos, e o respeito tem que estar acima de tudo”, completou o atleta.

Ana Teixeira

Recent Posts

Zagueiro do Flamengo é monitorado por clube da Europa

A movimentação de mercado em torno de Iago, zagueiro de 20 anos do Flamengo, ganhou…

19 horas ago

Árbitro da final da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras é definido

A Conmebol escalou o argentino Darío Humberto Herrera para apitar a final da Libertadores entre…

19 horas ago

Flamengo emite nota oficial envolvendo futuro de Filipe Luís

O Flamengo publicou nota oficial nesta sexta-feira (21 de novembro) para desmentir boatos sobre a…

19 horas ago

Preocupa? Veja o resultado do exame de Bruno Henrique, do Flamengo

O atacante Bruno Henrique realizou exames na quinta-feira (20 de novembro), após sentir dores na…

19 horas ago

Contratação milionária do Flamengo tem futuro em risco no clube

A condição física de Nicolás de la Cruz voltou a preocupar o Flamengo em 2025…

19 horas ago

Três jogadores do Flamengo estão na mira do Atlético-MG para 2026, segundo portal

O Atlético-MG já iniciou movimentações para reforçar seu elenco visando a temporada de 2026. Com…

20 horas ago