Roger Machado durante coletiva pelo Internacional em 2024 (Foto: Reprodução/Internacional)
Roger Machado explicou porque optou escalar os principais jogadores do Internacional já no começo do estadual. Ele afirmou que por se tratar de uma competição com uma fase de grupos mais curta, se houvesse algum tropeço seria difícil recuperar pontos, culminando numa eliminação precoce.
Diferentemente do que tem acontecido nos estaduais Brasil afora, Roger Machado optou por lançar mão da equipe principal na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude. Em entrevista coletiva após a partida, o treinador explicou a escolha.
“Em função da fórmula, foi como escolhemos fazer a pré-temporada. É tiro curto, não há muito tempo para que você recupere pontos perdidos. Você não pode entrar com um time alternativo, muito descaracterizado”, declarou o técnico.
Em 2025, o calendário do futebol brasileiro teve algumas mudanças. Por conta da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiantou o início do Campeonato Brasileiro, a fim de priorizar a competição internacional. Assim, os estaduais também precisaram ser adiantados, o que encurtou o período de pré-temporada.
Em uma competição de tiro curto, o treinador se vê obrigado a escalar os principais atletas já no início, mas também aumenta a competitividade do torneio, segundo Roger Machado.
“É o que mantém o estadual vivo. Em algum momento entendi que o estadual poderia dar espaço a mais séries do nacional. Hoje penso diferente e vejo sua importância. Mais gente precisará adaptar. É a melhor fórmula, com um tiro mais curto. Já houve estadual de quase todo ano. Talvez essa seja a mais adequada para manter o estadual vivo”, avaliou.
Com esse cenário, Roger Machado disse que a preparação focou em aperfeiçoar o condicionamento físico dos atletas, para que não houvesse tanto impacto nos primeiros desafios do ano.
“A opção que fizemos, mesmo que com pouco tempo, de organizar e priorizar conteúdos físicos com bola desde o primeiro dia. Trabalhamos gradativamente a força dos caras, o que nos dá um bom rendimento. O acumulativo dos altos esforços cobrará um preço daqui a pouco. Fazemos a gestão dos minutos de cada jogador para evitar que o desgaste leve algum problema”, finalizou.
Com a aproximação da metade da temporada, o Fluminense tem seis jogadores do elenco principal…
O goleiro Agustín Rossi decidiu permanecer no Flamengo, mesmo após um episódio traumático envolvendo uma…
Durante a tarde de quarta-feira (07), Neymar marcou presença no CT Rei Pelé, onde acompanhou…
O Cruzeiro já iniciou os movimentos para a próxima janela de transferências e tem como…
O Juventude terá um importante desfalque nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. O meia Nenê…
O Santos encerrou uma sequência negativa no Campeonato Brasileiro Sub-20 com uma vitória expressiva sobre…