Renan Lodi em ação pelo Atletico de Madrid (Foto: Reprodução)
O episódio de racismo contra o zagueiro Léo Pelé, durante o Athletiba, no último sábado (25), gerou uma onda de indignação no futebol brasileiro, não apenas por parte dos clubes envolvidos, mas também de jogadores e ex-jogadores.
Além disso, a reação do ídolo athleticano Renan Lodi, atualmente no Al-Hilal, chamou a atenção ao ser contundente nas redes sociais ao criticar o Coritiba pelo comportamento de um de seus torcedores.
O caso, que expôs a violência racial, continua repercutindo, e os clubes tomaram providências imediatas para combater o ato e apoiar o atleta.
Após o incidente, os clubes envolvidos no Athletiba se posicionaram publicamente. O Athletico emitiu uma nota de repúdio, destacando seu compromisso com o combate ao racismo e exigindo a punição do responsável pelo ato de injúria racial.
O clube, em sua nota, reafirmou que tais atitudes são inadmissíveis e que tomará todas as medidas cabíveis para identificar o agressor. “A prática de injúria racial é crime, equiparada ao racismo”, disse o clube, enfatizando que o futebol deve ser um espaço de respeito, diversidade e inclusão.
O ex-jogador do Athletico, Renan Lodi, também usou as redes sociais para se manifestar, fazendo uma crítica direta ao Coritiba, clube rival de seu ex-time. “Inacreditável! Coxa de mer**”, escreveu Lodi no Instagram.
Dessa maneira, o atleta expressou sua indignação com a atitude do torcedor do Coxa, que proferiu insultos racistas contra Léo Pelé. A violência racial no futebol é um problema sério e continua sendo um desafio para a sociedade, sendo combatido por aqueles que defendem um ambiente mais justo e igualitário.
Além disso, o zagueiro Dimitri Payet, ex-companheiro de Léo no Vasco, também fez questão de se solidarizar com o defensor do Athletico. “Eu quero expressar todo o meu apoio ao meu irmão neste momento difícil”, escreveu o jogador francês, reforçando a importância de combater o racismo com educação e amor.
Recém-aposentado dos gramados, o ex-lateral Egídio inicia um novo capítulo em sua trajetória no futebol.…
Apesar de Telasco Segovia ter sido observado em análises internas no Flamengo, o clube não…
O vínculo de Gabigol com o Cruzeiro em 2025 tem influenciado movimentações no mercado da…
O meio-campista Youcef Belaili, do Espérance, foi detido na última quarta-feira (02 de julho) após…
A permanência de Pedro no Flamengo passou a ser tema recorrente nos bastidores do clube.…
O volante Erick Pulgar terá de passar por cirurgia no pé direito e será desfalque…