Athletico-PR

Athletico-PR faz campanha contra racismo após caso de Léo

O pré-jogo entre Athletico e Cianorte desta terça-feira, 28, ficou marcado por ações em prol da luta antirracista na Ligga Arena. Além do uso de uma camisa especial, em tom preto e com mensagem “Não ao racismo”, torcedores do Furacão entoaram cantos em apoio ao zagueiro Léo – vítima de injúria racial no Athletiba do último final de semana, no Couto Pereira.

Jogadores usaram um uniforme predominantemente preto, com detalhes dourados, e uma mensagem “Não ao racismo” no lugar ocupado pelo patrocinador máster do clube. Além da ação promovida pelo clube, torcedores usaram o minuto de silencio antes do apito inicial para entoar o canto: “fogo nos racistas”.

As ações são em apoio ao zagueiro Léo, que foi vítima de racismo no Athletiba do último sábado, 25. Um homem, identificado como torcedor do Coxa, gravava o momento em que o jogador deixava o campo após expulsão ainda no primeiro tempo, enquanto proferia ofensas raciais contra o defensor.

“Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu preto. Macaco do cara***. Olha para cá, seu macaco”, gritou o agressor.

O Athletico se manifestou às vésperas do jogo contra o Cianorte: “Nesta terça-feira, jogaremos de preto. Pelo Léo. Por todos que sofrem e já sofreram. Por uma sociedade antirracista. Ame o Athletico e odeie o racismo”, anunciou o clube.

Athletico demonstra apoio a Léo – Foto: Ernani Ogata

Léo registra Boletim de Ocorrência

O zagueiro tentou abrir uma queixa na Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos) do Courto Pereira, mas não encontrou agentes no local. Por isso, Léo só conseguiu registrar o boletim de ocorrência dois dias depois, na segunda-feira, 27.

“Difícil. Nada fácil. Mas isso tem que ser feito. Luto muito contra essa causa e, infelizmente, passar por isso não é legal. Fiquei muito próximo da minha família nesse momento difícil. Agora, tenho que fazer o necessário para que essa pessoa não cometa mais isso com ninguém. Sim, tenho recebido apoio do Athletico e do grupo, quero agradecer por todo apoio. Quero levantar a cabeça, continuar trabalhando, mas, antes, fazer o que tem que ser feito”, declarou Léo do lado de fora da Demafe.

Ana Teixeira

Recent Posts

Bastidores: saiba por que Capasso foi escanteado no Vasco

A situação do zagueiro Manuel Capasso no Vasco ganhou novos contornos após declarações contundentes de…

4 minutos ago

Saiba quem é Joshua, joia do Flamengo com multa milionária

O jovem meia-atacante Joshua, de apenas 17 anos, viveu um momento marcante ao decidir a…

9 minutos ago

Renato Paiva, do Botafogo, se prepara para reencontrar o Bahia

O reencontro entre Renato Paiva e o Bahia está marcado para este sábado (03), às…

14 minutos ago

A declaração de Ramos Mingo sobre a defesa do Bahia

O zagueiro Santiago Ramos Mingo concedeu entrevista nesta sexta-feira (02), na qual destacou o bom…

19 minutos ago

Atlético-MG: atualização na situação de Júnior Santos

A preparação do Atlético-MG para a sétima rodada do Campeonato Brasileiro segue em ritmo intenso.…

24 minutos ago

Dudu toma atitude surpreendente, e torcedores do Cruzeiro ligam alerta

Após oficializar sua saída do Cruzeiro, o atacante Dudu tomou uma atitude que chamou a…

29 minutos ago