Tostão (Foto: Reprodução)
Em sua coluna na Folha de São Paulo, o comentarista e tricampeão mundial Tostão fez uma análise sobre o futuro do futebol brasileiro em 2025.
Para ele, São Paulo e Corinthians devem se consolidar entre os maiores times do país, enquanto o Botafogo vive um momento de incerteza, principalmente por causa do desmanche da equipe.
Tostão não hesita em destacar o potencial das duas maiores equipes de São Paulo. “São Paulo e Corinthians, provavelmente, estarão nesta temporada entre os principais times brasileiros, junto com Flamengo, Palmeiras, Inter e Botafogo”, afirmou, colocando esses clubes como os favoritos para disputar a Libertadores de 2025.
Além disso, Fortaleza e Bahia também são considerados competidores diretos pelo torneio continental, com boas chances de brigar na parte de cima da tabela.
O comentarista acredita que, com base no desempenho recente e nas expectativas para o restante da temporada, o São Paulo e o Corinthians estão no caminho certo para manter-se entre os principais times do Brasil.
Por outro lado, Tostão não tem a mesma confiança no Botafogo, que se sagrou campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro no ano passado. Apesar do grande sucesso, o time alvinegro enfrenta uma grande mudança no elenco, o que gera muitas incertezas.
“O sonho dos torcedores de que o Botafogo, após ganhar a Libertadores e o Brasileirão, manteria o time, conquistaria outros títulos seguidos e se tornaria uma das grandes equipes da história será pouco provável com o desmanche da equipe”, analisou.
Isso porque o clube não conseguiu segurar alguns dos seus principais jogadores, como Thiago Almada, Júnior Santos, Tiquinho Soares e Luiz Henrique, deixando o torcedor preocupado com o futuro.
O grande reforço até agora foi Artur, que chega do Zenit, mas ainda não se sabe se ele será capaz de suprir todas as lacunas deixadas.
Por fim, o comentarista também se mostrou cético em relação à contratação de Oscar pelo São Paulo. Para ele, o meia não tem o potencial de transformar a equipe.
“Oscar sempre foi um ótimo jogador, regular, mas nunca foi excepcional. É uma ilusão achar que ele vai subir bastante o nível técnico da equipe”, disse.
Dessa maneira, o cenário para 2025 parece bastante competitivo, com algumas certezas e muitas dúvidas sobre as principais equipes do país. Com isso, as movimentações no mercado e as escolhas de treinadores serão fundamentais para definir quem realmente se destacará no futebol brasileiro.
A seleção brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol de Areia de…
O atacante Rwan Cruz celebrou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo como um…
O Guarani anunciou oficialmente a contratação de Elano Blumer para o cargo de coordenador técnico.…
O volante Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, foi alvo de elogios por parte de…
O confronto entre Barcelona e Inter de Milão, válido pela ida da semifinal da Champions…
O retorno de Rodri aos treinamentos do Manchester City representa um avanço importante após meses…